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O trabalho docente na Educação Infantil: o/a professor/a como protagonista de transformações.

Processo: 13/16869-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Trabalho e Organizacional
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Ermelinda Maria Barricelli
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Trabalho docente   Desenvolvimento   Métodos de ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | práticas de ensino | Professores - Formação | Trabaho - Aspectos Psicológicos | Trabalho Docente | Psicologia do Desenvolvimento

Resumo

Esta pesquisa objetiva mobilizar um grupo de professores de Educação Infantil para falarem sobre seu próprio trabalho visando à superação de conflitos próprios do métier. Para tanto, utilizaremos os métodos desenvolvidos pelos pesquisadores da Clínica da Atividade do CNAM (Conservatoire National des Arts et Métiers) e pelo grupo ERGAPE (Ergonomie de l'Activité des Professionnels de l'Éducation), denominados Autoconfrontação e Instrução ao sósia. De forma inovadora, os textos produzidos nos encontros de formação serão analisados ao longo do processo de formação e utilizados como recurso para novos diálogos. A análise será realizada de acordo com os procedimentos propostos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1997/2003, Machado e Bronckard, 2009) no tocante à análise de alguns elementos do folhado textual: 1) a infraestrutura geral do texto (plano global, conteúdos temáticos, sequências e tipos de discurso); 2) os mecanismos de textualização (conexão nominal) e 3) os mecanismos enunciativos (vozes). A relevância desta pesquisa deve-se à possibilidade de desenvolvimento de um grupo de professores de Educação Infantil por meio da ampliação do seu poder de agir (Clot,2008) e a superação de conflitos relacionados ao fazer pedagógico e, metodologicamente, pela associação inédita de dois aportes teóricos, a saber os métodos das ciências do trabalho e o interacionismo sóciodiscursivo, como parte de um processo de intervenção-formativa.

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