Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da fototerapia a laser no transplante de hydrogel com incorporação de BMP4 e céluas-tronco para a regeneração do complexo dentino-pulpar in vivo

Processo: 13/17268-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 02 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 01 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Marcia Martins Marques
Beneficiário:Ivana Marcia Alves Diniz
Supervisor no Exterior: Songtao Shi
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Southern California (USC), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/16552-0 - Efeitos da fototerapia com laser em baixa intensidade associada a scaffold com incorporação de BMP4 na diferenciação e migração de células-tronco da polpa dentária humana. estudo in vitro, BP.DR
Assunto(s):Biomateriais   Células-tronco

Resumo

Terapias celulares têm mostrado grande potencial na regeneração do complexo dentino-pulpar. No entanto, uma das maiores preocupações relacionadas à regeneração do complexo dentino-pulpar é a falta de suprimento sanguíneo adequado para a morfogênese do novo tecido. Apesar do baixo potencial remodelador da polpa dentária, especialmente em dentes maduros, este tecido de fato demonstra capacidade reparativa. Sendo assim, tratamentos conservadores da polpa dental poderiam fornecer suporte nutricional às células-tronco durante a implantação dos scaffolds. Adicionalmente, os remanescentes da polpa dentária são fontes de células-tronco, as quais também poderiam estar envolvidas na remodelação e regeneração in vivo (cell homing). Além disso, recentemente, a fototerapia a laser (LPT) foi introduzida no campo da engenharia de tecidos com resultados promissores. A LPT poderia ser um componente adicional para a engenharia de tecidos por modular funções celulares necessárias à reconstrução tecidual. A aplicação da LPT durante o transplante do scaffold poderia aumentar a viabilidade, a migração e proliferação celular dentro e/ou em direção ao biomaterial, tanto das células-tronco transplantadas como daquelas presentes no próprio hospedeiro. Com isto em mente, o objetivo deste estudo é avaliar se as células-tronco de polpa dentária humana (hDPSCs) semeadas em um hidrogel com fator de crescimento incorporado (PL-BMP4) podem colaborar para regenerar tecidos dentinário e pulpar funcionais na polpa dental parcialmente amputada. hDPSCs isoladas e caracterizadas serão transduzidas através de um vetor retroviral de GFP, e depois semeadas sobre o PL-BMP4. Molares de ratos Wistar com rizogênese incompleta serão extraídos, abertos e terão a polpa dental parcialmente removida. Em seguida, o complexo PL-BMP4 + hDPSCs GFP+ será transplantado para a cavidade pulpar dos molares. Subsequentemente, os molares serão selados com MTA e implantados na cápsula renal de camundongos imunocomprometidos. Dois ou três meses após o transplante, os camundongos sofrerão eutanásia e os rins com os dentes de rato transplantados serão removidos para análise. A formação de novo tecido e suas características será avaliada pelas técnicas histológica, imunohistoquímica e imunofluorescência. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DINIZ, IVANA M. A.; CARREIRA, ANA C. O.; SIPERT, CARLA R.; UEHARA, CINDI M.; MOREIRA, MARIA S. N.; FREIRE, LAILA; PELISSARI, CIBELE; KOSSUGUE, PATRICIA M.; DE ARAUJO, DANIELE R.; SOGAYAR, MARI C.; MARQUES, MARCIA M. Photobiomodulation of mesenchymal stem cells encapsulated in an injectable rhBMP4-loaded hydrogel directs hard tissue bioengineering. Journal of Cellular Physiology, v. 233, n. 6, p. 4907-4918, JUN 2018. Citações Web of Science: 9.
DINIZ, IVANA M. A.; CHEN, CHIDER; XU, XINGTIAN; ANSARI, SAHAR; ZADEH, HOMAYOUN H.; MARQUES, MARCIA M.; SHI, SONGTAO; MOSHAVERINIA, ALIREZA. Pluronic F-127 hydrogel as a promising scaffold for encapsulation of dental-derived mesenchymal stem cells. JOURNAL OF MATERIALS SCIENCE-MATERIALS IN MEDICINE, v. 26, n. 3 MAR 2015. Citações Web of Science: 31.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.