Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do efeito de supressão do Potencial Evocado Auditivo P300 em crianças com distúrbio de aprendizagem

Processo: 13/14944-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Francisca Colella dos Santos
Beneficiário:Thalita Ubiali
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Potencial evocado P300   Eletrofisiologia   Audição   Potenciais evocados auditivos   Audiologia   Transtornos de aprendizagem

Resumo

Tema: influência da apresentação de ruído branco contralateral nas respostas ao P300 em um grupo de crianças com Distúrbio de Aprendizagem (DA) em comparação com um grupo de crianças com Dificuldades Escolares de origem pedagógica e um grupo de crianças sem queixas escolares. Objetivo: comparar as latências e amplitudes do P300 de crianças com Distúrbio de Aprendizagem em duas condições de avaliação - sem e com ruído branco contralateral - a fim de verificar se ocorrerá o efeito de supressão. Desenho do estudo: Estudo observacional descritivo-analítico de corte transversal a ser desenvolvido no Centro de Estudos e Pesquisa em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto (CEPRE) daFaculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Material e Métodos: serão avaliadas 40 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 9 e 15 anos, divididas em três grupos: 10 crianças com diagnóstico interdisciplinar de Distúrbio de Aprendizagem segundo os critérios do DSM-IV (GDA); 15 crianças com Dificuldades Escolares (de origem pedagógica) segundo avaliação interdisciplinar (GDE); e 15 crianças sem queixas escolares (GC). Todas as crianças devem apresentar audição periférica normal para inclusão na pesquisa. Serão excluídas da pesquisa as crianças que apresentarem alterações auditivas periféricas, diagnóstico interdisciplinar de TDAH ou de outras síndromes genéticas, neurológicas ou neuropsiquiátricas. Para a realização da avaliação do P300, todos os sujeitos serão submetidos à mesma tarefa de discriminação auditiva, identificando e contando todas as vezes que o estímulo raro (infrequente) aparecer. Eletrodos de superfície serão posicionados no vértex e nas mastoides direita e esquerda do sujeito. Os estímulos acústicos serão o tone burst na frequência de 2KHz para o estímulo raro e 1KHz para o estímulo frequente, apresentados randomicamente a 70dBNA por fones TDH39. O equipamento utilizado será o EP25 da Interacoustics. O exame será realizado em duas condições de avaliação: sem e com a apresentação de ruído branco contralateral. Análise dos dados: serão comparados os valores de latência e amplitude do P300 nas duas condições de avaliação, a fim de verificar se ocorrerá o efeito de supressão. Após a análise intra grupo, será realizada a análise interrupto para verificar se as respostas do grupo GDA difere dos demais grupos. Hipótese: as crianças com Distúrbio de Aprendizagem não apresentarão o efeito de supressão ou apresentarão valores de supressão menores em relação aos outros grupos. Resultados esperados: espera-se que os resultados dessa pesquisa forneçam subsídios para a compreensão dos mecanismos de processamento da informação acústica em crianças com Distúrbio de Aprendizagem, auxiliando no diagnóstico diferencial e nas estratégias de intervenção/estimulação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UBIALI, THALITA; SANFINS, MILAINE DOMINICI; BORGES, LETICIA REIS; COLELLA-SANTOS, MARIA FRANCISCA. Contralateral Noise Stimulation Delays P300 Latency in School-Aged Children. PLoS One, v. 11, n. 2 FEB 5 2016. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
UBIALI, Thalita. Estudo do efeito de supressão do potencial evocado auditivo P300 em crianças com distúrbio de aprendizagem. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.