Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de técnicas de criopreservação para manutenção de linhagem de Haemonchus contortus em laboratório

Processo: 13/13360-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Estevam Guilherme Lux Hoppe
Beneficiário:Alan Jonathan Pereira Testi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Criopreservação   Haemonchus contortus

Resumo

A criopreservação de parasitas permite a manutenção desses patógenos em laboratório a custos relativamente baixos, dispensando o uso de animais para tal fim. O presente estudo visa avaliar diferentes técnicas de criopreservação, usando como variáveis o tempo de congelamento (lenta ou rápida), uso de etilenoglicol como criopreservante ou ausência deste e desembainhamento ou manutenção da bainha da L3 previamente ao congelamento. Para tal, será utilizada linhagem de Haemonchus contortus, em especial pela sua facilidade de obtenção e de manutenção em animais doadores. Como parâmetros de viabilidadem serão avaliadas a motilidade e taxa de sobrevida de todas as larvas após dois meses de congelamento. As larvas resultantes dos protocolos considerados bons serão submetidas a teste de infectividade em animais, buscando determinar se, mesmo após o processo, são capazes de se estabelecer no hospedeiro. Espera-se, com esse estudo, determinar uma técnica adequada, que possa ser extrapolada para a preservação de nematódeos parasitas de animais selvagens.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TESTI, Alan Jonathan Pereira. Avaliação das técnicas de criopreservação para manutenção de linhagens de Haemonchus contortus em laboratório. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.