Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do efeito do tamoxifeno e da BMP-7 em modelo experimental de fibrose peritoneal em ratos com Doença Renal Crônica

Processo: 13/16269-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Irene de Lourdes Noronha
Beneficiário:Filipe Miranda de Oliveira Silva
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Fibrose peritoneal   Insuficiência renal crônica   Tamoxifeno   Modelos animais

Resumo

A diálise peritoneal constitui uma opção terapêutica extremamente importante para o paciente com Doença Renal Crônica (DRC) em estágio V. Entretanto, em longo prazo, alterações morfofuncionais decorrentes da bioincompatibilidade das soluções de diálise, infecções peritoneais e o estado urêmico dos pacientes, induzem um processo inflamatório e fibrótico da membrana peritoneal, levando a perda da eficácia deste método dialítico. Neste estudo, a DRC com uremia será induzida em ratos machos Wistar através da administração de dieta rica em adenina, durante o período de 30 dias, sendo que nos últimos 15 dias os animais receberão injeções intraperitoneais de Gluconato de Clorexidina (GC) para a indução de peritonite. Os tratamentos com tamoxifeno e BMP-7 serão iniciados no mesmo período da administração de GC. Durante o período de acompanhamento serão verificados: peso dos animais, pressão arterial e uréia e creatinina séricas. Ao término do período de acompanhamento, os animais serão sacrificados e o peritônio analisado através de: histologia (Tricrômio de Masson); imuno-histoquímica para macrófagos, linfócitos T, miofibroblastos (±-actina de músculo liso) e PCNA; e PCR em tempo real para a expressão de citocinas pró-inflamatórias (IL-1ß, TNF-±, INF-³ e IL-6) e fatores fibrogênicos (VEGF, TGF-ß1, colágeno I, colágeno III, fibronectina e FSP-1). Também será realizado PCR em tempo real e Western Blot para a expressão de Smad 2, 3, 5 e 7. Além disso, Western Blot será feito para as mesmas Smads, porém, na sua forma fosforilada. Por fim, um estudo in vitro utilizando células mesoteliais imortalizadas será realizado para elucidar os mecanismos envolvidos no processo de fibrogênese no peritônio. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, FILIPE M. O.; COSTALONGA, ELERSON C.; SILVA, CLEONICE; CARREIRA, ANA C. O.; GOMES, SAMIRAH A.; SOGAYAR, MARI C.; FANELLI, CAMILLA; NORONHA, IRENE L. Tamoxifen and bone morphogenic protein-7 modulate fibrosis and inflammation in the peritoneal fibrosis model developed in uremic rats. Molecular Medicine, v. 25, n. 1 AUG 28 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Filipe Miranda de Oliveira. Análise do efeito do Tamoxifeno e da BMP-7 em modelo experimental de fibrose peritoneal em ratos com doença renal crônica. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.