Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento corrosivo, microestrutural e da osteogênese periimplantar da liga Ti-15Zr e ligas comercialmente disponíveis (Ticp e Ti-6Al-4V) com e sem tratamento de superfície: um estudo in vitro e in vivo

Processo: 13/15545-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 11 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Wirley Goncalves Assuncao
Beneficiário:Leonardo Perez Faverani
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Implantodontia   Titânio   Zircônia   Técnicas in vitro

Resumo

O objetivo deste estudo será avaliar o comportamento corrosivo da liga Ti-Zr e osteogênese periimplantar de implantes dentários, com e sem tratamento de superfície, por meio de estudo in vivo e in vitro. A hipótese do presente estudo é que o tratamento de superfície (duplo ataque ácido) e a liga teste (Ti-15Zr) irão gerar um padrão de corrosão diferente daquele observado na superfície usinada e nas demais ligas avaliadas (Ticp e Ti-6Al-4V). Da mesma forma, no estudo in vivo, a liga de Ti-15Zr, Ticp e Ti-6Al-4V com tratamento de superfície apresentarão maiores valores de extensão linear de contato entre tecido ósseo/implante (ELCOI) e a área de tecido ósseo neoformado nas primeiras espiras do implante (AO). Para o ensaio eletroquímico (n=3) serão confeccionados 36 discos de Ticp, Ti-6Al-4V e Ti-15Zr, os quais serão aplicados testes padrões como potencial de circuito aberto, espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE) e teste potenciodinâmico, conduzidos em solução de fluido corpóreo (SFC) ou saliva artificial. A densidade de corrente de corrosão (Icorr), densidade de corrente de passivação (Ipass), potencial de corrosão (Ecorr), capacitância (Cdl) e resistência de polarização (Rp) da camada de óxido de Ti serão determinados. As superfícies dos discos serão caracterizadas pela microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia de inferometria de luz branca, difração de raio-X e microdureza de Vicker. A espectrometria de energia dispersiva (EED) será usada para avaliar a composição dos óxidos formados na superfície do Ti. Para o estudo in vivo, serão utilizado 135 coelhos machos, nos quais serão instalados 270 implantes de Ticp, Ti-6Al-4V e Ti-15Zr, sendo um implante em cada tíbia, com duas superfícies: usinados e tratadas com duplo ataque ácido. Os animais serão submetidos à eutanásia aos 15, 30 e 60 dias pós-operatórios. Será realizada a análise histométrica (ELCOI e AO), análise biomecânica (torque reverso) e também a análise imunoistoquímica, por meio de anticorpos contra osteopontina, osteocalcina (OC), RANKL, colágeno 1 e osteoprotegerina (OPG). Os dados quantitativos serão submetidos à análise estatística apropriada com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORDEIRO, JAIRO M.; FAVERANI, LEONARDO P.; GRANDINI, CARLOS R.; RANGEL, ELIDIANE C.; DA CRUZ, NILSON C.; NOCITI JUNIOR, FRANCISCO H.; ALMEIDA, AMANDA B.; VICENTE, FABIO B.; MORAIS, BRUNA R. G.; BARAO, VALENTIM A. R.; ASSUNCAO, WIRLEY G. Characterization of chemically treated Ti-Zr system alloys for dental implant application. Materials Science & Engineering C-Materials for Biological Applications, v. 92, p. 849-861, NOV 1 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.