Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito neuroprotetor da casca de romã (Punica granatum)

Processo: 13/08989-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição
Pesquisador responsável:Jocelem Mastrodi Salgado
Beneficiário:Maressa Caldeira Morzelle
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças neurodegenerativas   Doença de Alzheimer   Romã (fruta)   Cascas (planta)   Alimentos funcionais

Resumo

As doenças neurodegenerativas constituem um importante problema de saúde pública. A Organização Mundial da Saúde declara que 35,6 milhões de pessoas sofreram com algum tipo de demência no ano de 2012 e estima que este número possa triplicar em 2050 se agentes terapêuticos que proporcionem a redução do risco ou retardamento da progressão da doença não forem estudadas. A doença de Alzheimer, uma enfermidade neurodegenerativa caracterizada tanto por alterações nas funções cognitivas relacionadas ao aprendizado e a memória quanto por alterações comportamentais, corresponde a 70% dos casos de demência. A falta de substâncias naturais empregadas na prevenção e no tratamento da doença de Alzheimer, bem como o custo e os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados atualmente, tem estimulado a pesquisa por novos agentes terapêuticos para esta doença. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo determinar o efeito neuroprotetor da casca de romã para a doença de Alzheimer e os principais compostos responsáveis por esta atividade. Portanto, o projeto será conduzido para avaliar, de forma ainda não descrita na literatura, uma possível alternativa terapêutica para a doença de Alzheimer. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORZELLE, MARESSA CALDEIRA; SALGADO, JOCELEM MASTRODI; TELLES, MILENA; MOURELLE, DANILO; BACHIEGA, PATRICIA; BUCK, HUDSON SOUSA; VIEL, TANIA ARAUJO. Neuroprotective Effects of Pomegranate Peel Extract after Chronic Infusion with Amyloid-beta Peptide in Mice. PLoS One, v. 11, n. 11 NOV 9 2016. Citações Web of Science: 18.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORZELLE, Maressa Caldeira. Efeito neuroprotetor da casca de romã (Punica granatum). 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.