Busca avançada
Ano de início
Entree

APLICAÇÃO DE PLANEJAMENTO BASEADO NA ESTRUTURA DO RECEPTOR NA BUSCA DE INIBIDORES DE CISTEÍNO- PROTEASES PARASITÁRIAS (CRUZAÍNA (T. cruzi) e CPB (Leishmanioses))

Processo: 13/15650-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Goulart Trossini
Beneficiário:Drielli Gomes Vital Fujii
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/01181-0 - Integração de técnicas de Triagem Virtual e Triagem Biológica Automatizada em Alta Escala na descoberta de novos fármacos contra Doenças Negligenciadas, BE.EP.DR
Assunto(s):Doenças negligenciadas   Modelagem molecular   Planejamento de fármacos

Resumo

Causadas por agentes infecciosos e parasitários, as doenças negligenciadas são responsáveis por levar milhões de pessoas à morte todos os anos e afetam principalmente os países pobres e em desenvolvimento, não despertando interesse das industrias farmacêuticas para o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas. Dentre estas, a Doença de Chagas e as Leishmanioses, parasitoses causadas por parasitas flagelados pertencentes a família Trypanosomatidae, T. cruzi e Leshmaina sp respectivamente, se apresentam como um sério problema de saúde pública mundial. Mesmo endêmicas em vários países e causando milhões de mortes por ano, ainda hoje não existem fármacos eficientes e seguros para seu tratamento. Este panorama torna eminente a necessidade de pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos para essas parasitoses. A busca de agentes quimioterápicos envolve a seleção de vias metabólicas essenciais à sobrevivência dos parasitas, destacando as cisteíno-proteases presentes nesses tripanossomatídeos. A cruzaína no T. cruzi, e a CPB nas Leishmanioses, deste modo se mostram como alvos bioquímicos promissores. A disponibilidade de estruturas cristalográficas da cruzaína e do sequenciamento genômico da CPB, nos permite utilizar estratégias de planejamento de fármaco baseado no receptor (SBDD) na identificação de candidatos a fármacos para essas doenças. Entre as técnicas modernas de SBDD utilizadas, a triagem virtual possibilita identificar e selecionar inibidores enzimáticos potentes e seletivos. Assim, propõe-se neste projeto, planejamento por meio de SBDD de inibidores de cruzaína (triagem virtual) e de CPB (Modelagem Comparativa/Triagem Virtual) e ensaios biológicos (enzimáticos e parasitários) na identificação de candidatos a agentes tripanomicidas e leishmanicidas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, RENAN AUGUSTO; FORNARI, EVELIN; SILVA ROCHA, ANA CAROLINA; TRIPODI, GUSTAVO LUIS; DA SILVA EMERY, FLAVIO; GOULART TROSSINI, GUSTAVO HENRIQUE. Parasitic sirtuin 2 as an opportunity in drug discovery. Future Medicinal Chemistry, v. 13, n. 16, p. 1397-1409, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.
MOURA GATTI, FERNANDO DE; GOMES, RENAN AUGUSTO; DA FONSECA, AMANDA LUISA; CARDOSO LIMA, ELYS JULIANE; VITAL-FUJII, DRIELLI GOMES; TARANTO, ALEX GUTERRES; PILLA VAROTTI, FERNANDO DE; GOULART TROSSINI, GUSTAVO HENRIQUE. Antiplasmodial activity of sulfonylhydrazones: in vitro and in silico approaches. Future Medicinal Chemistry, v. 13, n. 3, p. 233-250, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUJII, Drielli Gomes Vital. Aplicação de planejamento baseado na estrutura do receptor na busca de inibidores de cisteíno-proteases parasitárias (cruzaína (T. cruzi) e PCB (Leishmanioses)). 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.