Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de planejamento baseado na estrutura do receptor na busca de inibidores de cisteino- proteases parasitárias (cruzaína (t. cruzi) e CPB (leishmanioses))

Processo: 13/15650-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Gustavo Henrique Goulart Trossini
Beneficiário:Drielli Gomes Vital Fujii
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/01181-0 - Integração de técnicas de triagem virtual e triagem biológica automatizada em alta escala na descoberta de novos fármacos contra doenças negligenciadas, BE.EP.DR
Assunto(s):Doenças negligenciadas   Modelagem molecular   Planejamento de fármacos

Resumo

Causadas por agentes infecciosos e parasitários, as doenças negligenciadas são responsáveis por levar milhões de pessoas à morte todos os anos e afetam principalmente os países pobres e em desenvolvimento, não despertando interesse das industrias farmacêuticas para o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas. Dentre estas, a Doença de Chagas e as Leishmanioses, parasitoses causadas por parasitas flagelados pertencentes a família Trypanosomatidae, T. cruzi e Leshmaina sp respectivamente, se apresentam como um sério problema de saúde pública mundial. Mesmo endêmicas em vários países e causando milhões de mortes por ano, ainda hoje não existem fármacos eficientes e seguros para seu tratamento. Este panorama torna eminente a necessidade de pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos para essas parasitoses. A busca de agentes quimioterápicos envolve a seleção de vias metabólicas essenciais à sobrevivência dos parasitas, destacando as cisteíno-proteases presentes nesses tripanossomatídeos. A cruzaína no T. cruzi, e a CPB nas Leishmanioses, deste modo se mostram como alvos bioquímicos promissores. A disponibilidade de estruturas cristalográficas da cruzaína e do sequenciamento genômico da CPB, nos permite utilizar estratégias de planejamento de fármaco baseado no receptor (SBDD) na identificação de candidatos a fármacos para essas doenças. Entre as técnicas modernas de SBDD utilizadas, a triagem virtual possibilita identificar e selecionar inibidores enzimáticos potentes e seletivos. Assim, propõe-se neste projeto, planejamento por meio de SBDD de inibidores de cruzaína (triagem virtual) e de CPB (Modelagem Comparativa/Triagem Virtual) e ensaios biológicos (enzimáticos e parasitários) na identificação de candidatos a agentes tripanomicidas e leishmanicidas.