Girando entre princesas: performances e contornos de gênero em uma etnografia com ...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 12/19675-5 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Vigência (Início): | 01 de novembro de 2013 |
Vigência (Término): | 31 de outubro de 2014 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro |
Pesquisador responsável: | Verônica Fabrini Machado de Almeida |
Beneficiário: | Pâmella de Caprio Villanova |
Instituição-sede: | Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil |
Assunto(s): | Feminino Atores Masculino |
Resumo Masculino/feminino são duas referências fundamentais que organizam o imaginário e a vida social. Irão manifestar-se de diferentes maneiras, quer no pensamento, quer no corpo, ou seja, são atuantes na dimensão psicofísica do ser. Sendo masculino/feminino um jogo tão fundamental, pode contribuir para o trabalho do ator que problematize seu fazer gênero, se aventurando nos limites das fronteiras de gênero normativas.Por meio de uma praxis cênica, esta pesquisa irá mapear procedimentos de construção e composição do personagem Helena de Tróia, inspirada principalmente na obra As Troianas, de Eurípedes e nas pesquisas históricas de Bettany Hughes.Passando pela própria problematização do que é "personagem", buscar-se-á mapear elementos simbólicos e corporais que potencializem a dinâmica investigada, visando tornar a presença cênica mais complexa, apontando caminhos para uma ampliação da consciência poética apoiada no jogo feminino/masculino. | |