Busca avançada
Ano de início
Entree

Exílio e retorno: a transição brasileira entre a Europa e o Brasil (1974-1988)

Processo: 13/06638-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Francisco Carlos Palomanes Martinho
Beneficiário:Rodrigo Pezzonia
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/00647-0 - Portugal e o exílio brasileiro (1974-1979), BE.EP.DR
Assunto(s):Exílio   Resistência ao governo   Ditadura   Governos Militares (1964-1985)   Redemocratização

Resumo

Em meados dos anos de 1970, após a dizimação das organizações armadas no Brasil pelos órgãos de repressão do regime liderado pelos militares, com o fim da experiência socialista no Chile e com a "distensão" do regime promovida pelo governo Geisel, a necessidade de novos meios de reação à ditadura se faz presente. Organizações preocupadas e reivindicando a anistia de presos e exilados políticos começam a se fazer presentes no Brasil, ou fora dele - pelas organizações de exilados e de estrangeiros -, objetivando o a Anistia de presos políticos, retorno dos exilados e, mais adiante, o processo de redemocratização. Assim, este trabalho terá o objetivo de tentar entender e, na medida do possível, responder algumas questões, como: Como se dá esta mudança no entendimento do conceito de resistência para os exilados? E este último suspiro do exílio para os brasileiros? O retorno para o país de origem é continuação ou uma nova ruptura? Como a experiência destes recém-chegados é usada pelos movimentos de redemocratização pós-anistia? E como se dá a participação dos ex-exilados para o Brasil na transição e sequente redemocratização? (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEZZONIA, Rodrigo. Exílio em Português: política e vivências dos brasileiros em Portugal (1974-1982). 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.