Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de um protocolo de exercícios de curto período, associado ou não a aplicação de terapia laser de baixa potência, em pacientes internados com insuficiência cardíaca: Ensaio clínico controlado e randomizado

Processo: 13/15507-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Ana Claudia Muniz Renno
Beneficiário:Caroline Bublitz Barbosa
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Exercício físico   Reabilitação cardíaca   Fisioterapia   Insuficiência cardíaca

Resumo

A insuficiência cardíaca, além de comprometer o sistema cardiovascular, afeta principalmente os sistemas musculoesquelético e imune. Na fase hospitalar, a fisiopatologia da doença é potencializada pelos efeitos do imobilismo e repouso prolongado no leito. Como consequência há ainda maior diminuição da tolerância ao exercício, qualidade de vida e piora na sobrevida. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de um protocolo de exercícios de curta duração, em associação ou não à aplicação de laser terapêutico de baixa potência em reto femoral, na capacidade funcional e marcadores inflamatórios de pacientes com insuficiência cardíaca sistólica na fase intra-hospitalar. Serão avaliados pacientes internados com diagnóstico de insuficiência cardíaca sistólica (fração de ejeção de ventrículo esquerdo <40%), randomizados entre três grupos (n=18): grupo controle que realizará fisioterapia convencional, grupo intervenção 1 que realizará protocolo de exercícios no cicloergômetro e grupo intervenção 2 que realizará além de protocolo de exercícios, fotoestimulação com laser terapia de baixa potência em reto femoral. Todos os grupos serão submetidos aos protocolos de exercícios duas vezes ao dia, durante a internação hospitalar. Os pacientes serão avaliados quanto à função pulmonar, força muscular periférica e respiratória, funcionalidade e qualidade de vida; além de avaliação de mediadores inflamatórios. Toda a avaliação será realizada sempre pelo mesmo profissional cego a randomização dos sujeitos do estudo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUBLITZ, CAROLINE; MUNIZ RENNO, ANA CLAUDIA; RAMOS, RODRIGO SANTIN; ASSIS, LIVIA; CYRILLO SELLERA, CARLOS ALBERTO; TRIMER, RENATA; BORGHI-SILVA, AUDREY; ARENA, ROSS; GUIZILINI, SOLANGE. Acute effects of low-level laser therapy irradiation on blood lactate and muscle fatigue perception in hospitalized patients with heart failure-a pilot study. Lasers in Medical Science, v. 31, n. 6, p. 1203-1209, AUG 2016. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.