Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação cromatográfica de analitos de tetraidrocanabinol em amostras de mecônio

Processo: 13/13079-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Mauricio Yonamine
Beneficiário:Guilherme Forster
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espectrometria de massas   Cromatografia   Tetraidrocanabinol   Mecônio

Resumo

O consumo de drogas de abuso é grave problema de saúde pública em todo o mundo,especialmente no que se refere ao abuso de tais substâncias durante a gestação. Alteraçõescomo diminuição do peso e do crescimento fetal, parto prematuro, síndrome da abstinêncianeonatal, déficits neurológicos e de comportamento, estão associados ao uso de substânciasilícitas, álcool e tabaco durante a gestação. Desta forma, a obtenção de informações acerca doconsumo de drogas durante a gestação é importante pois consiste a base para aplicação deintervenções médicas e psicológicas adequadas. Relatos fornecidos pela gestante sãorelevantes, porém muitas vezes resultam em dados subestimados devido a omissão deinformações por medo de ações punitivas. Assim sendo, a confirmação por meio de análisestoxicológicas em amostras biológicas se faz necessária. O mecônio, primeiras fezes dorecém-nascido, tem sido proposto como matriz adequada para avaliação da exposição fetal àdrogas de abuso. Entretanto, devido à complexidade da matriz, diversas etapas de purificaçãosão necessárias para posterior análise dos biomarcadores da exposição. Neste contexto, opresente trabalho visa o desenvolvimento de método analítico para detecção dosbiomarcadores da exposição fetal à maconha, empregando a extração acelerada por solventecomo técnica de extração dos analitos em amostras de mecônio. Esta representaria vantagenssobre as técnicas comumente empregadas pois permite menor manipulação da amostra,apresenta maior eficiência e praticidade, e possibilita o uso de volumes menores de solventeorgânico. Os analitos do tetraidrocanabinol serão identificados e quantificados porcromatografia em fase-gasosa acoplada a espectrometria de massas (GC-MS). Após odesenvolvimento e validação, o método será aplicado em amostras de mecônio provenientesde neonatos do Hospital Universitário-USP com suspeita de exposição fetal à maconha.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANTOVANI, CINTHIA DE CARVALHO; PEREIRA E SILVA, JEFFERSON; FORSTER, GUILHERME; DE ALMEIDA, RAFAEL MENCK; DE ALBUQUERQUE DINIZ, EDNA MARIA; YONAMINE, MAURICIO. Simultaneous accelerated solvent extraction and hydrolysis of 11-nor-Delta(9)-tetrahydrocannabino1-9-carboxylic acid glucuronide in meconium samples for gas. chromatography-mass spectrometry analysis. JOURNAL OF CHROMATOGRAPHY B-ANALYTICAL TECHNOLOGIES IN THE BIOMEDICAL AND LIFE SCIENCES, v. 1074, p. 1-7, FEB 1 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.