Busca avançada
Ano de início
Entree

Cinema e escrita (de si): experiências com a escrita de alunos do ensino médio

Processo: 13/19718-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Claudete Moreno Ghiraldelo
Beneficiário:Angélica Maurer
Instituição Sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51271-9 - Cinema e escrita (de si): experiências com a escrita de alunos do ensino médio, AP.EP
Assunto(s):Ensino   Aprendizagem escolar   Ensino médio   Análise de texto
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de discurso e psicanálise | aprendizagem da escrita | cinema e escrita | ensino | escrita no ensino médio | Linguística Aplicada | Ensino/aprendizagem de língua materna

Resumo

A pesquisa proposta neste projeto tem como objetivo principal o trabalho com a escrita de estudantes do Ensino Médio do período noturno de uma escola estadual de São José dos Campos, SP, localizada em um bairro periférico que, ao mesmo tempo, apresenta características das áreas urbana e rural. O material a ser utilizado para a mobilização dos estudantes para a produção escrita serão a exibição de filmes cinematográficos, de diretores de diferentes nacionalidades, e a produção pelos estudantes de vídeos de curta duração. O foco da pesquisa será a argumentação nos textos e, decorrente dela, a manutenção do tema ao longo do texto, aspectos estes que são bastante frágeis na escrita desse público. Juntamente com o trabalho sobre argumentação e consistência temática, serão estudados os diversos aspectos da composição de um texto (coesão/coerência, concordância à modalidade escrita, conforme o tipo de texto etc.). A base teórica será a imbricação de dois campos que se complementam: a análise de discurso de linha francesa e alguns conceitos da psicanálise freudo-lacaniana. Considerando que o cinema é um poderoso instrumento para a mobilização subjetiva e, consequentemente educacional e emocional, assim como é a escrita e, em especial, a "escrita de si", espera-se com este trabalho ampliar o universo cultural dos estudantes por meio da escrita e, com isso, levá-los a refletirem sobre si próprios, assim como seus lugares no contexto social e histórico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)