Busca avançada
Ano de início
Entree

Atores Sociais, processos de participação e conflitos por água: um estudo sobre a aprovação do projeto de transposição do rio São Francisco.

Processo: 13/17952-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Pesquisador responsável:Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco
Beneficiário:Ana Carolina Aguerri Borges da Silva
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/08780-8 - Acteurs sociaux et procedures de participation dans les conflits pour l'eau : une étude sur l´approbation du projet de déviation (ou captation de l'eau) du fleuve São Francisco, BE.EP.DR
Assunto(s):Participação social   Desenvolvimento rural sustentável   Democracia   Extensão rural

Resumo

A transposição das águas do rio São Francisco visa integrar as bacias do rio São Francisco às bacias do Nordeste Setentrional com o objetivo de beneficiar os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco através da promoção do uso sustentável dos recursos hídricos e do desenvolvimento regional. Entretanto, há um complexo processo de conflitos e interesses envolvendo vários atores sociais como: ribeirinhos, pescadores, populações indígenas, trabalhadores rurais, quilombolas, ambientalistas, ONGs, órgãos dos governos municipais, estaduais e federal, partidos políticos, empresários, etc. Nesse cenário, temos o objetivo de desenvolver uma análise aprofundada sobre os atores sociais envolvidos, fundamentalmente seus interesses e conflitos em torno das negociações e da aprovação do projeto de transposição. Para atingirmos tal objetivo, utilizaremos uma metodologia baseada na releitura do processo de participação dos atores no Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco e as instituições relacionadas, que permitirá o mapeamento de tais atores. Como procedimento de pesquisa faremos levantamento bibliográfico, documental, hemerotécnico e entrevistas com os atores sociais.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ana Carolina Aguerri Borges da. As águas do rio São Francisco : disputas, conflitos e representações do mundo rural. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.