Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das amostras de Heterotermes depositadas na coleção da Universidade da Flórida, e obtenção de Seqüências de DNA do complexo h. tenuis (Isoptera, Rhinotermitidae)

Processo: 13/20247-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Eliana Marques Cancello
Beneficiário:Tiago Fernandes Carrijo
Supervisor no Exterior: Rudolf H. Scheffrahn
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Florida, Gainesville (UF), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:13/03767-0 - Análise filogeográfica do complexo Heterotermes tenuis (Hagen, 1858) (Isoptera, Rhinotermitidae), BP.PD

Resumo

O gênero Heterotermes compreende 50 espécies em todo o mundo, sendo que nove delas ocorrem na Região Neotropical. Heterotermes tenuis (Hagen, 1858) é a espécie com maior distribuição, ocorrendo do sul do México ao norte da Argentina, incluindo Bahamas e Antilhas. A coleção termitológica do Fort Lauderdale Research and Education Center, University of Florida, EUA (FTLD) é a mais representativa para a distribuição geográfica de H. tenuis, com amostras da bacia do Caribe e países da América do Sul. Entretanto, das mais de 3.100 amostras de Heterotermes, a maioria não está identificada ao nível de espécie. Desta forma, considerando a importância da coleção de FTLD para o desenvolvimento do meu projeto de Pós-doutorado (Análise filogeográfica do complexo H. tenuis - Fapesp Process: 2013/03767-0), o objetivo principal desse estágio é estabelecer morfotipos e identificar todas as amostras de Heterotermes para o Dr. Scheffrahn, com o intuito principal de separar as amostras do complexo H. tenuis. Durante esse tempo, eu também pretendo sequenciar os genes COI, COII e 16S rRNA amostras provenientes de grande parte da distribuição geográfica do complexo H. tenuis, e testar a eficiência dos genes ITS1 + 5.8S + ITS2. Durante esse estágio irei processar aproximadamente 50% de todas as amostras que irei utilizar para o meu projeto de pós-doutorado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHEFFRAHN, RUDOLF H.; CARRIJO, TIAGO F.; KRECEK, JAN; SU, NAN-YAO; SZALANSKI, ALLEN L.; AUSTIN, JAMES W.; CHASE, JAMES A.; MANGOLD, JOHN R. A single endemic and three exotic species of the termite genus Coptotermes (Isoptera, Rhinotermitidae) in the New World. ARTHROPOD SYSTEMATICS & PHYLOGENY, v. 73, n. 2, p. 333-348, AUG 2015. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.