Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência de filtros locais e da paisagem na diversidade de morcegos neotropicais em cerrados brasileiros

Processo: 13/18465-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Milton Cezar Ribeiro
Beneficiário:Renata de Lara Muylaert
Supervisor no Exterior: Richard D. Stevens
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Local de pesquisa : Louisiana State University (LSU), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/04096-0 - Diversidade de morcegos em paisagens de cerrado: existe um limiar da fragmentação?, BP.MS
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Conservação biológica   Morcegos

Resumo

Compreender como as espécies e características populacionais e de configuração paisagem interagem para determinar distâncias de dispersão e padrões de diversidade é uma das questões fundamentais em Ecologia. Este estudo tem como objetivos: (1) estimar a contribuição relativa de variáveis locais e um conjunto de métricas de paisagem como cobertura florestal, configuração e matriz para explicar assembleias de morcegos em Cerrados brasileiros, (2) compreender a contribuição da estrutura espacial na diversidade de morcegos usando autocorrelação. As análises serão realizadas considerando a abordagem de seleção de modelos por múltiplas hipóteses concorrentes com base na Teoria da Informação de Akaike. Esperamos que os modelos que combinam filtros locais e variáveis espaciais sejam selecionados como bons modelos ao explicar a diversidade entre as paisagens. Esperamos também que a contribuição espacial (autocorrelação) para explicar a diversidade de morcegos seja baixa devido à distribuição das paisagens. Este estudo contribuirá para o conhecimento que pode embasar para melhores definições em estudos experimentais sobre os padrões de diversidade de morcegos e fragmentação em ambientes tropicais, considerando o método de detecção de morcegos mais utilizado ( as redes de neblina). Esses resultados, combinados com o meu projeto principal de mestrado, podem embasar definições de estratégias de conservação e identificar áreas com potenciais de restauração considerando morcegos como aliados em futuros projetos relacionados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MUYLAERT, RENATA L.; STEVENS, RICHARD D.; RIBEIRO, MILTON C. Threshold effect of habitat loss on bat richness in cerrado-forest landscapes. Ecological Applications, v. 26, n. 6, p. 1854-1867, SEP 2016. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.