Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações modernas da espectroscopia de fluorescência resolvida no tempo para investigar a ligação dos peptídios da DGAT1 em substratos lipídicos

Processo: 13/20414-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Ana Paula Ulian de Araujo
Beneficiário:Jose Luiz de Souza Lopes
Supervisor no Exterior: David M. Jameson
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Hawaii at Manoa (UH), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:09/17698-5 - Investigação estrutural da enzima diacilglicerol aciltransferase 1 (DGAT1) bovina e sua interação com sistemas lipídicos, BP.PD
Assunto(s):Espectroscopia de fluorescência

Resumo

A enzima diacilglicerol aciltransferase 1 (DGAT1) é uma proteína microssomal responsável pela etapa final na síntese de triacilgliceróis. Pouco ainda se sabe acerca da sua estrutura tridimensional devido à seu alto caracter hidrofóbico e seu estado ligado a membrana. Análises de bioinformática indicam que a função enzimática de DGAT1 encontra-se num grande "loop" luminal onde se encontram dois peptídios que são preditos como os sítios de ligação para os dois tipos de substratos da enzima. O presente projetoa tem como objetivo investigar a ligação destes peptídios em Acil-CoAs e diacilgliceróis (que são os substratos da reação enzimática), usando avanços modernos em da espectroscopia de fluorescência resolvida no tempo. Estes estudos serão realizados em colaboração com o Prof. David Jameson, do Departamento de Biologia Celular e Molecular da Universidade do Havaí em Manoa, com o intuito de determinar a especificidade e afinidade de cada sítio de ligação da enzima para os substratos recrutados na síntese de triacilglicerois. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, JOSE L. S.; ARAUJO, ANA P. U.; JAMESON, DAVID M. Investigation of the conformational flexibility of DGAT1 peptides using tryptophan fluorescence. METHODS AND APPLICATIONS IN FLUORESCENCE, v. 3, n. 2 JUN 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.