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Émile Gaboriau e o romance judiciário nas relações midiáticas França-Brasil no Século XIX

Processo: 13/20178-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Orna Messer Levin
Beneficiário:Ana Gomes Porto
Supervisor: Dominique Kalifa
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França  
Vinculado à bolsa:12/20953-0 - Émile Gaboriau e o romance judiciário nas relações midiáticas França-Brasil no século XIX., BP.PD
Assunto(s):Imprensa   Romance policial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:história da edição | História da litertura | História do crime | Imprensa | romance policial | literatura francesa, romances de crime, literatura de crime

Resumo

Esta proposta de estágio na França intenta suprimir algumas lacunas de pesquisa no Brasil. Torna-se indispensável realizar um estudo nos arquivos e bibliotecas parisienses a fim de analisar a circulação das obras de Émile Gaboriau entre França e Brasil. Seus romances foram traduzidos em diversos países do mundo. No Brasil, as publicações estavam sob a forma de folhetim ou livre. A maioria das traduções sob a forma de livro foram feitas por Baptiste Louis Garnier, importante editor no Brasil depois da segunda metade do século XIX. Com isso, pretende-se realizar uma pesquisa sobre as possíveis relações comerciais entre Garnier e Gaboriau ou seu editor na França, Édouard Dentu. Outro aspecto deste trabalho nos arquivos franceses está na pesquisa das cartas de Gaboriau, às quais podem ajudar a devolver as significações, para o escritor, de romance judiciário e, assim, compreender de forma mais complexa a inserção de Gaboriau no mercado de letras daquela época. A leitura do jornal Le Soleil (que não se encontra na Gallica, a Biblioteca Digital da Bibliothèque Nationale Française), onde foi publicada a sua primeira obra de grande sucesso, permitirá, também, esclarecer a inserção de Gaboriau neste mercado, sendo que a produção de suas obras ocorreram em uma cultura midiática onde a imprensa ocupava um espaço fundamental. O último aspecto deste estágio na França se centra na leitura de bibliografia especializada na produção literária e na produção da imprensa no século XIX. Os estudos de Dominique Kalifa, que será meu supervisor na França, são particularmente relevantes, pois ele já analisou as narrativas de crime na imprensa e também elaborou um trabalho sobre a cultura de massa na França da época. (AU)

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