Busca avançada
Ano de início
Entree

Assinaturas da Receptividade: análises globais do proteoma e do lipidoma

Processo: 13/19620-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Mario Binelli
Beneficiário:Fabio Luiz D`Alexandri
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/03226-4 - Assinaturas da receptividade, AP.TEM
Assunto(s):Espectrometria de massas   Proteoma   Bovinos   Biologia de sistemas   Bioquímica

Resumo

Necessários aumentos na eficiência reprodutiva das explorações pecuárias dependem da compreensão dos mecanismos endócrinos, celulares e moleculares que controlam os processos reprodutivos e resultam em aumento nas taxas de concepção de vacas. A tese central do projeto temático Assinaturas da Receptividade é que há uma "Assinatura" molecular associada com condições ótimas de receptividade ao embrião. Tal assinatura se constitui em um padrão característico de abundância de moléculas de diversas naturezas bioquímicas. O Objetivo Geral é determinar a natureza e quantificar o conjunto de moléculas existente nos tecidos e fluidos maternos envolvidos com a gestação inicial e associados à receptividade. Para tanto, pretende-se utilizar a inovadora e multidisciplinar abordagem da Biologia de Sistemas, que consiste da utilização de técnicas de quantificação global de transcritos, proteínas, lipídios e metabólitos seguida de tratamento estatístico e de bioinformática. No Experimento 1, a composição de lavados uterinos, biópsias endometriais e fluido folicular colhidos no dia 6 (D6) pós-inseminação será relacionada retrospectivamente ao sucesso gestacional medido no D30, nos mesmos animais. No Experimento 2, o ambiente endócrino peri-ovulatório será modulado para resultar em concentrações plasmáticas de progesterona pós-estro mais altas (associadas com maior fertilidade) ou mais baixas. A composição de lavados e tecidos tubáricos (colhidos no D4) e endometriais (colhidos no D7) será comparada entre os grupos. O bolsista de pós-doutorado selecionado será responsável pelas análises proteômicas e lipidômicas do presente projeto. Especificamente, o bolsista coordenará as análises de tecidos e lavados tubáricos, tecidos e lavados endometriais e líquido folicular por técnicas eletroforéticas (proteoma) e utilizando espectrometria de massas (proteoma e lipidoma) e identificará moléculas e vias metabólicas com alta probabilidade de associação com a receptividade embrionária por ferramentas de bioinformática.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELAZ, KATIA ROBERTA A.; TATA, ALESSANDRA; FRANCA, MOANA R.; SANTOS DA SILVA, MARESSA I.; VENDRAMINI, PEDRO HENRIQUE; FERNANDES, ANNA MARIA A. P.; D'ALEXANDRI, FABIO L.; EBERLIN, MARCOS N.; BINELLI, MARIO. Phospholipid Profile and Distribution in the Receptive Oviduct and Uterus During Early Diestrus in Cattle. BIOLOGY OF REPRODUCTION, v. 95, n. 6 DEC 1 2016. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.