Busca avançada
Ano de início
Entree

Adubação nitrogenada em soqueiras de cana-de-açúcar: influência do uso em longo prazo de fontes e doses de nitrogênio

Processo: 13/17278-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Ocheuze Trivelin
Beneficiário:Beatriz Nastaro Boschiero
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Nitratos

Resumo

A colheita mecanizada da cana-de-açúcar (Saccharum spp.) sem a queima prévia da palhada ("cana crua") já é uma realidade no setor sucro-alcooleiro e uma das preocupações com esse sistema de colheita é com relação ao aproveitamento dos fertilizantes nitrogenados, principalmente da ureia, que é a fonte mais utilizada de nitrogênio (N) e que sofre intensificação nas perdas de N por volatilização, quando aplicada sobre a palhada. Com vista na redução de custos operacionais com a cultura, a tendência atual no sistema "cana crua", após colheita da cana-de-açúcar, está em aplicar os adubos nitrogenados sobre a camada de resíduos culturais (palhada), sem incorporação do fertilizante ao solo. Nesse contexto, objetiva-se com esse projeto avaliar a eficiência agronômica das fontes minerais convencionais de N: nitrato de amônio (NA), ureia (U) e nitrato de amônio com cálcio e magnésio: Nitromag (NI), por cinco safras agrícolas consecutivas de soqueiras (rebrotas) de cana-de-açúcar, em dois locais com solos arenosos. Nesse sentido estão sendo conduzidos dois experimentos em campo, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos constam de quatro fontes de N: NA e U na dose de 100 kg ha-1 e NI nas doses de 50, 100, 150 e 200 kg ha-1, além de um tratamento controle (sem aplicação de N-mineral). No quarto ciclo agrícola, em um dos locais, serão instaladas microparcelas com Ureia-15N, Nitrato de Amônio-15N, (15NH4NO3 e NH415NO3) aplicadas sobre a palha com o objetivo de avaliar o aproveitamento do N-fontes/fertilizantes pelas plantas de cana-de-açúcar. Cada uma das fontes enriquecidas com o isótopo de 15N será fornecida na dose de 100 kg ha-1 de N. Serão avaliadas as curvas de respostas da cana-de-açúcar à adubação com doses de N do fertilizante Nitromag comparada à dose fixa de 100 kg/ha de N de ureia e nitrato de amônio (usando-se a produtividade em TCH e TPH por ciclo agrícola e a acumulada em safras sucessivas), além da concentração e o acúmulo dos macronutrientes na parte aérea, rizomas e na palha residual das plantas e a fertilidade do solo entre os cortes das soqueiras. Também serão conduzidos experimentos em casa de vegetação para avaliar o efeito do fornecimento de fontes de N (amídica, nítrica e amoniacal) sobre a produção e eficiência de aproveitamento dos fertilizantes pela cana-de-açúcar.Este projeto trata-se de uma parceria entre universidade-empresa e conta com as seguintes colaborações: Yara International ASA (Alemanha) com financiamento parcial para atividades de campo por meio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ); Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Piracicaba - SP, para apoio logístico nas colheitas; Usina São José da Estiva, Novo Horizonte - SP, na disponibilização de áreas, insumos e pessoal de campo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BOSCHIERO, BEATRIZ N.; MARIANO, EDUARDO; TORRES-DORANTE, LUIS O.; SATTOLO, THALES M. S.; OTTO, RAFAEL; GARCIA, PEDRO L.; DIAS, CARLOS T. S.; TRIVELIN, PAULO C. O. Nitrogen fertilizer effects on sugarcane growth, nutritional status, and productivity in tropical acid soils. NUTRIENT CYCLING IN AGROECOSYSTEMS, v. 117, n. 3 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.
BOSCHIERO, BEATRIZ NASTARO; MARIANO, EDUARDO; AZEVEDO, RICARDO ANTUNES; OCHEUZE TRIVELIN, PAULO CESAR. Influence of nitrate - ammonium ratio on the growth, nutrition, and metabolism of sugarcane. Plant Physiology and Biochemistry, v. 139, p. 246-255, JUN 2019. Citações Web of Science: 1.
BOSCHIERO, BEATRIZ NASTARO; MARIANO, EDUARDO; OCHEUZE TRIVELIN, PAULO CESAR. ``Preferential{''} ammonium uptake by sugarcane does not increase the N-15 recovery of fertilizer sources. PLANT AND SOIL, v. 429, n. 1-2, SI, p. 253-269, AUG 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.