Busca avançada
Ano de início
Entree

Exigência de vitamina A para dourado (Salminus brasiliensis) e pacu (Piaractus mesopotamicus)

Processo: 13/17932-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:José Eurico Possebon Cyrino
Beneficiário:João Fernando Albers Koch
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/19810-5 - Suplementação de Vitamina A em dietas práticas de origem animal ou vegetal para Largemouth bass (Micropterus salmoides) e seus efeitos no desempenho, respostas imunes não específicas e sobrevivência após desafio com Ichthyophthirius multifilis, BE.EP.PD
Assunto(s):Imunologia   Desempenho produtivo   Hematologia   Densitometria óssea   Aeromonas hydrophila

Resumo

Os animais necessitam de contínuo suprimento de nutrientes para atender suas exigências nutricionais, de forma que possam expressar todo seu potencial zootécnico e se manterem saudáveis frente aos fatores estressores a que são submetidos durante o processo produtivo. Até recentemente, estudos sobre as exigências nutricionais em peixes contemplavam a avaliação de parâmetros de desempenho resultantes dos níveis de proteína e energia na dieta. Entretanto, face as complexas interações de nutrientes com a ecofisiologia e com a higidez das várias espécies, o estudo das exigências em minerais e vitaminas, que além de possuírem funções específicas no organismo são responsáveis pela regulação do crescimento e a modulação do sistema imunológico e homeostase fisiológica, passaram a merecer a atenção da comunidade científica da área. Os Characiformes neotropicais dourado (Salminus brasiliensis) e pacu (Piaractus mesopotamicus) têm se destacado no cenário nacional devido ao potencial produtivo, excelente qualidade e alto valor de suas carnes. Esse projeto objetiva então determinar a exigência em vitamina A para as espécies mencionadas a partir: (i) da análise do desempenho produtivo, hematologia e modulação do sistema imunológico antes e após desafio com cepa patológica de Aeromonas hydrophila, (ii) da determinação da composição químico-bromatológica da carcaça dos animais, (iii) da realização de análises de tomografia computadorizada e densitometria óssea, e (iv) da quantificação dos depósitos da vitamina A na matriz lipídica no fígado dos animais alimentados com dietas purificadas contendo níveis crescentes de provitamina A na forma de acetato de retinila.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBERS KOCH, JOAO FERNANDO; SABIONI, RAFAEL ESTEVAN; AGUILAR AGUILAR, FREDY ARMANDO; LORENZ, EVANDRO KLEBER; POSSEBON CYRINO, JOSE EURICO. Vitamin A requirements of dourado (Salminus brasiliensis): Growth performance and immunological parameters. Aquaculture, v. 491, p. 86-93, APR 1 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.