Busca avançada
Ano de início
Entree

Os desafios da formação continuada em dança e suas implicações na prática pedagógica do professor escolar

Processo: 12/25430-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Beneficiário:Nilza Coqueiro Pires de Sousa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/11066-8 - Os desafios da formação continuada em dança e suas implicações na prática pedagógica do professor escolar, BE.EP.DR
Assunto(s):Dança   Artes   Práticas pedagógicas   Educação continuada   Pedagogia   Educação física

Resumo

Por intermédio do desenvolvimento de um Programa de Formação Continuada em Dança, objetiva-se investigar as possibilidades de ressignificação da prática pedagógica de um grupo de professores de Arte, Educação Física e Pedagogia, que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de uma cidade do interior de São Paulo, considerando-se as especificidades de cada área, a formação acadêmica inicial, projeto político pedagógico, planejamento educacional, plano de aula, infraestrutura da escola, material pedagógico, política pública, religião, mídia etc. O desenvolvimento desse programa será pautado nas contribuições da Teoria do Movimento de Laban (1978, 1990) articulada com a proposta formulada por Marques (1999) a respeito dos subtextos, textos e contextos da própria dança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. Portanto, serão empregados neste estudo os seguintes procedimentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, questionário, entrevista semi-estruturada, assessoria e acompanhamento didático-pedagógico e observação da prática pedagógica. A investigação contemplará duas etapas: primeiramente o acompanhamento e a análise da implementação do Programa de Formação Continuada em Dança e as coletas das narrativas desses educadores através dos questionários e das entrevistas e, posteriormente, a observação da prática pedagógica de uma amostragem de professores de Arte, Educação Física e de Pedagogia nas escolas em que lecionam. A análise dos resultados dar-se-á à luz da literatura contemplando a "abordagem em espiral", que implica uma reflexão permanente sobre a ação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Nilza Coqueiro Pires de. Pesquisa-ação de formação continuada em educação física no âmbito da dança : as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de educação física, arte e pedagogia. 2016. 362 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.