Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do emprego da técnica MEPS na análise de agrotóxicos em caldo de cana-de-açúcar por GC-MS

Processo: 13/17425-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Fernando Mauro Lanças
Beneficiário:Bruno Henrique Fumes
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cromatografia   Grafenos   Alimentos

Resumo

A maior demanda por alimentos, aliada à necessidade de combater diversos tipos de pragas em plantações, fez com que o uso de agrotóxicos se intensificasse de forma global na ultima década. O número elevado de ingredientes ativos presentes em um só composto, suas diferenças físico-químicas, a diversidade das matrizes em que são encontrados, e suas baixas concentrações, fazem a etapa de preparação um desafio na obtenção de bons resultados.Nesse cenário o uso de técnicas miniaturizadas de preparo de amostra vem ganhando destaque devido ao seu baixo consumo de solvente, e também por não necessitarem de grandes quantidades de amostras. Dentre essas técnicas o MEPS (microextraction in a packed syringe) apresenta grande potencial por poder ser acoplado on-line, sem grandes modificações, a cromatografia gasosa e líquida, não requerer grande quantidade de tempo para análise e seu cartucho sorvente ser reutilizável.O uso de MEPS para analise de agrotóxicos não foi muito explorado até o momento, principalmente na área de alimentos; o uso de nanomateriais nessa técnica ainda é insuficiente, conforme atesta o pequeno número de publicações sobre o assunto. Dentre eles destacam-se nanofios de polianilina, nanofibras de polipirrol/polianilina e nanocompósitos de polidifenilamina. Nesse projeto será estudado o desenvolvimento de métodos de analise empregando o MEPS como técnica de extração para determinação de agrotóxicos em amostras de alimentos. Em um primeiro momento serão avaliados os cartuchos de sorção disponíveis comercialmente, utilizando caldo de cana-de-açúcar como matriz. Posteriormente será estudado o grafeno como cartucho de sorção para analisar agrotóxicos em água e em derivados de cana-de-açúcar, podendo expandir sua aplicação para outras matrizes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FUMES, BRUNO HENRIQUE; ANDRADE, FELIPE NASCIMENTO; DOS SANTOS NETO, ALVARO JOSE; LANCAS, FERNANDO MAURO. Determination of pesticides in sugarcane juice employing microextraction by packed sorbent followed by gas chromatography and mass spectrometry. JOURNAL OF SEPARATION SCIENCE, v. 39, n. 14, p. 2823-2830, JUL 2016. Citações Web of Science: 11.
FUMES, BRUNO HENRIQUE; SILVA, MEIRE RIBEIRO; ANDRADE, FELIPE NASCIMENTO; DOMINGUES NAZARIO, CARLOS EDUARDO; LANCAS, FERNANDO MAURO. Recent advances and future trends in new materials for sample preparation. TRAC-TRENDS IN ANALYTICAL CHEMISTRY, v. 71, n. SI, p. 9-25, SEP 2015. Citações Web of Science: 88.
SILVA, MEIRE R.; ANDRADE, FELIPE N.; FUMES, BRUNO H.; LANCAS, FERNANDO M. Unified chromatography: Fundamentals, instrumentation and applications. JOURNAL OF SEPARATION SCIENCE, v. 38, n. 17, p. 3071-3083, SEP 2015. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FUMES, Bruno Henrique. Avaliação do emprego da técnica MEPS na análise de agrotóxicos em caldo de cana-de-açúcar por GC-MS. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.