Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de sistemas adaptativos em produção de música mista: aprendizado de máquina como ferramenta de busca no contexto da interação homem-máquina

Processo: 13/17329-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Tiago Fernandes Tavares
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Processamento digital de sinais   Aprendizado computacional   Interação homem-máquina

Resumo

O estudo aqui proposto será voltado a processos de composição musical relacionados a obras mistas com tratamento em tempo real. Nesse tipo de processo musical, há uma inerentenecessidade de identificar e agrupar diferentes sonoridades que podem ser usadas como material para organizar a interação temporal de uma peça. Essa tarefa, frequentementeconsiderada parte do processo criativo, pode ser auxiliada porferramentas computacionais capazes de identificar semelhanças sonoras em conjuntos de dados significativamente maiores que aqueles que podem ser analisados manualmente pelo músico.Assim, este projeto trata da construção de um ambiente de exploração para ferramentas baseadas em técnicas de escuta de máquina (\textit{machine listening}), mais precisamente, no estudo e desenvolvimento de uma nova area de conhecimento relacionada à recuperação de Informação Musical com suporte de técnicas computacionais. Essencialmente, esse tipo de ferramenta computacional utiliza algoritmos de recuperação de informações musicais, baseados em processamento digital de sinais e inteligência artificial.É preciso desenvolver interfaces capazes de prover ao músico tanto o acesso às funcionalidades do sistema quanto de mostrar-lhe as informações extraídas. É importante observar que o processo criativo de cada músico é individual, o que indica a necessidade de personalizar seu ambiente de trabalho às suas necessidades. Assim, é de grande importância a interação do autor deste projeto com pesquisadores e músicos em atividade no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), onde o projeto será desenvolvido.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAVARES, TIAGO FERNANDES. An interactive audio-visual installation using ubiquitous hardware and web-based software deployment. PEERJ COMPUTER SCIENCE, MAY 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.