Busca avançada
Ano de início
Entree

Estruturas de Redes em Ossos ao longo do desenvolvimento

Processo: 13/19082-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Luciano da Fontoura Costa
Beneficiário:Cynthia Martins Villar Couto
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional   Redes complexas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Expressão gênica global | MicroCT | Mycroarray | Ossos longos | Redes Complexas | Bioinformática

Resumo

O tecido ósseo é o principal componente do esqueleto vertebrado, servindo de suporte para as porções não rígidas do corpo, e como proteção para órgãos vitais. Dois processos guiam o desenvolvimento do esqueleto: a ossificação intramembranosa e a endocondral. Durante a ossificação endocondral, vasos sanguíneos invadem o espaço ocupado por cartilagem, ramificam-se, espalham-se e finalmente, adquirem a estrutura de uma rede, sendo posteriormente delimitados por canais formados por matriz óssea. Sabe-se que os eventos que produzem os diferentes estágios na placa de crescimento óssea são regulados por redes de sinalização envolvendo regulação gênica, e proteínas de diversas famílias foram relacionadas ao crescimento do esqueleto. A disposição dos canais vasculares que percorre os ossos, e a rede de interação gênica, podem ser estudadas segundo a teoria das Redes Complexas, analisando-se conceitos cruciais para o entendimento dos sistemas biológicos. Estudaremos esses aspectos em ossos longos de galinha (Gallus gallus) e camundongos (Mus musculus) através de análise de dados de expressão gênica global depositados em Bancos de Dados, e através grafos extraídos de imagens em 3D dos canalículos vasculares dos ossos. Essas análises serão feitas em linhagens normais ao longo do tempo, e também comparativamente em linhagens afetadas por doença óssea. Resultados preliminares foram gerados, mostrando que é possível construir um Mapa de Correlação utilizando-se dados de expressão gênica de células ósseas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILLAR COUTO, CYNTHIA MARTINS; COMIN, CESAR HENRIQUE; COSTA, LUCIANO DA FONTOURA. Effects of threshold on the topology of gene co-expression networks. MOLECULAR BIOSYSTEMS, v. 13, n. 10, p. 2024-2035, . (13/19082-7, 11/50761-2, 15/18942-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COUTO, Cynthia Martins Villar. Estruturas de redes em ossos ao longo do desenvolvimento. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Matemática e Estatística (IME/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.