Busca avançada
Ano de início
Entree

Espectroscopia de reflectância difusa e suscetibilidade magnética na predição e mapeamento dos atributos do solo em diferentes compartimentos da paisagem.

Processo: 13/17552-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:José Marques Júnior
Beneficiário:Angélica Santos Rabelo de Souza Bahia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Geoestatística   Mineralogia do solo

Resumo

Com o presente projeto pretende-se: a) avaliar o potencial do uso de técnicas indiretas (espectroscopia de reflectância difusa e suscetibilidade magnética) na predição dos óxidos de ferro hematita e goethita, atributos físicos e químicos do solo em diferentes superfícies geomórficas; b) mapear zonas específicas de manejo em áreas comerciais de cana-de-açúcar, a partir de funções de pedotransferência utilizando os óxidos de ferro; c) utilizar a espectroscopia de reflectância difusa no estudo da quantificação e variabilidade espacial do carbono e da emissão de CO2 do solo em áreas de cana-de-açúcar no sistema de plantio direto. Será amostrada uma área de aproximadamente 1000 hectares localizada no nordeste do Estado de São Paulo, no Município de Guatapará. Será delimitada uma transeção e uma malha amostral. Para o estudo da emissão de CO2 e do carbono do solo será utilizado uma área de 90 ha com cultivo de cana-de-açúcar manejada com palha. Serão realizadas análises físicas, químicas e mineralógicas. Os métodos indiretos que serão utilizados são: espectroscopia de reflectância difusa (ERD) e suscetibilidade magnética (SM). Todos os dados serão submetidos à análise estatística clássica e geoestatística. A análise geoestatística será realizada a partir do cálculo da semivariância em função da distância de separação (semivariograma experimental). A estimativa dos valores das propriedades em locais não amostrados será realizada pela técnica de krigagem ordinária. A estrutura multivariada do conjunto original dos dados será avaliada pela análise de componentes principais. Funções de pedotransferência serão calibradas e validadas para predição dos atributos do solo utilizando principalmente os óxidos de ferro como preditores. Mapas utilizando os valores dos atributos do solo preditos nas áreas serão construídos e validados quanto à acurácia.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RABELO DE SOUZA BAHIA, ANGELICA SANTOS; MARQUES JUNIOR, JOSE; LA SCALA JUNIOR, NEWTON; PELLEGRINO CERRI, CARLOS EDUARDO; CAMARGO, LIVIA ARANTES. Prediction and Mapping of Soil Attributes using Diffuse Reflectance Spectroscopy and Magnetic Susceptibility. Soil Science Society of America Journal, v. 81, n. 6, p. 1450-1462, NOV-DEC 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BAHIA, Angélica Santos Rabelo de Souza. Estimação de atributos do solo por espectroscopia de reflectância difusa e suscetibilidade magnética no contexto da paisagem. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.