Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da eficácia da 5-azacitidina e tricostatina-A em linhagens celulares de hemangiossarcoma canino e humano

Processo: 13/16423-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Maria Lucia Zaidan Dagli
Beneficiário:Karen Batschinski
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oncologia   Hemangiossarcoma   Azacitidina   Cães   Humanos   Epigênese genética

Resumo

Hemangiossarcoma (HSA) é um câncer letal em humanos e em cães. O HSA humano tem uma distribuição de lesão e comportamento semelhante ao HSA canino. Em ambas as espécies, metástases são frequentes e a quimioterapia adjuvante proporciona apenas um benefício mínimo. Muitos genes supressores de tumores apresentam mutações importantes relacionadas com a patogênese do HSA humano, canino e murino. A investigação de novos alvos com potencial terapêutico e o estudo intenso da biologia do HSA canino são necessários para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes contra esse câncer devastador. Tem sido mostrado que a ação hipometilante da droga 5-Azacitidina e a ação de inibidores de histona desacetilase, tais como o da tricostatina-A, tem o potencial de reverter o fenótipo relacionado com o desenvolvimento e progressão do câncer. O foco do corrente estudo é o de verificar o efeito da 5-azacitidina e tricostatina-A nas linhagens celulares de HSA canino DEN-HSA e SB-HSA e também em uma linhagem celular humana de HSA ISO-HAS, com ênfase na diminuição da viabilidade celular, apoptose, alterações na progressão do ciclo celular e alterações epigenéticas voltadas a acetilação de histonas. Os aspectos envolvidos com a citotoxidade, proliferação, invasão e metástase também serão analisados. Comparado a estes resultados serão realizados estudos paralelos e concomitantes com a doxorrubicina, quimioterápico de eleição do tratamento de HSA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BATSCHINSKI, KAREN; NOBRE, ALESSANDRA; VARGAS-MENDEZ, ERNESTO; TEDARDI, V, MARCELLO; CIRILLO, JULIANA; CESTARI, GREICE; UBUKATA, RODRIGO; DAGLI, MARIA LUCIA Z. Canine visceral hemangiosarcoma treated with surgery alone or surgery and doxorubicin: 37 cases (2005-2014). CANADIAN VETERINARY JOURNAL-REVUE VETERINAIRE CANADIENNE, v. 59, n. 9, p. 967-972, SEP 2018. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BATSCHINSKI, Karen. Avaliação da eficácia da 5-Azacitidina e SAHA nas linhagens de hemangiossarcoma canino. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.