Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicações da correspondência AdS/CFT

Processo: 13/17642-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Vilson Tonin Zanchin
Beneficiário:Luis Alex Huahuachampi Mamani
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/18729-1 - Gravitação e cosmologia: questões estruturais e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Relatividade geral   Buracos negros   Correspondência AdS/CFT   Gravitação   Supercondutividade

Resumo

Nos últimos anos, a conexão entre gravitação e problemas em teoria de campos e modelos integráveis, conhecida como correspondência anti-de Sitter (AdS)/teoria de campos conforme (CFT), tem se estabelecido como uma importante ferramenta para explorar uma variedade de aspectos não-perturbativos de sistemas fortemente interagentes. Atualmente uma série de modelos gravitacionais é utilizada para estudar a física das interações fortes e da matéria condensada, tanto a temperatura zero quanto a temperatura finita. A correspondência AdS/CFT também é usada para investigar questões fundamentais em gravitação, as quais não podem ser tratadas com as teorias gravitacionais correntes, como a natureza das singularidades espaço-temporais e a perda de informações em buracos negros.Neste projeto propomos utilizar a correspondência AdS/CFT para investigar as propriedades físicas de diferentes sistemas. No lado gravitacional, vamos analisar o espectro de modos quase-normais de buracos negros anti-de Sitter, com carga elétrica e em rotação e explorar a conexão destes modos com os pólos de funções de Green na teoria de campos dual. No lado da teoria de campos, os estudos das perturbações de buracos negros serão usados para calcular quantidades como os coeficientes de transporte do plasma de quarks e glúons (QGP) e o espectro de hádrons via modelos de AdS/QCD, e o espectro de excitações elementares das funções de correlação corrente-corrente utilizadas na descrição dos chamados supercondutores holográficos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAMANI, LUIS A. H.; MIRANDA, ALEX S.; ZANCHIN, VILSON T. Melting of scalar mesons and black-hole quasinormal modes in a holographic QCD model. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL C, v. 79, n. 5 MAY 22 2019. Citações Web of Science: 1.
MAMANI, LUIS A. H.; MORGAN, JAQUELINE; MIRANDA, ALEX S.; ZANCHIN, VILSON T. From quasinormal modes of rotating black strings to hydrodynamics of a moving CFT plasma. Physical Review D, v. 98, n. 2 JUL 3 2018. Citações Web of Science: 3.
BALLON-BAYONA, ALFONSO; BOSCHI-FILHO, HENRIQUE; MAMANI, LUIS A. H.; MIRANDA, ALEX S.; ZANCHIN, VILSON T. Effective holographic models for QCD: Glueball spectrum and trace anomaly. Physical Review D, v. 97, n. 4 FEB 1 2018. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.