Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação da Metilação do DNA regulando a expressão diferencial de genes homeólogos em Coffea arabica

Processo: 13/17544-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Jorge Maurício Costa Mondego
Beneficiário:Natalia Gomes Vieira van den Broek
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Metilação   Café

Resumo

O café é uma das commodities agrícolas mais importantes no mundo. Este tem sido alvo nos programas de melhoramento genético visando a introdução de novos caracteres para obtenção de híbridos com características agronômicas superiores, como floração uniforme, maior rendimento, maior tamanho do grão, melhor qualidade da bebida, menor teor de cafeína e resistência a estresses bióticos e abióticos. Por ser um alotetraplóide, o genoma de Coffea arabica é a fusão dos genomas de seus ancestrais diplóides, Coffea canephora e Coffea eugenioides, que passaram a ser subgenomas nessa espécie. Dessa forma, os transcritos expressos por C. arabica são uma combinação de genes homeólogos desses dois subgenomas; sendo que a regulação destes genes modula a expressão nos tecidos e condições biológicas diferentes, o que poderia explicar a maior plasticidade ambiental de C. arabica e de outros alopoliplóides. No entanto, o estudo dos mecanismos que regulam tal processo é um dos grandes desafios atualmente. Este projeto consiste na identificação de marcas de metilação de DNA em genes homeólogos em C. arabica e sua correlação com os níveis de transcrição desses genes, a fim de caracterizar possíveis mecanismos de regulação de expressão gênica. Será feita a avaliação da expressão dos homeólogos em diferentes tecidos (folhas, inflorescências, frutos e raízes) e estádios de desenvolvimento, traçando os perfis de metilação relacionados a estes. Consideramos este projeto importante para a elucidação da regulação da expressão dos genes homeólogos em C. arabica, dando suporte a estratégias alternativas para o melhoramento e seleção guiada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VIEIRA, NATALIA GOMES; FERRARI, ILSE FERNANDA; DE REZENDE, JULIANA COSTA; SAMPAIO MAYER, JULIANA LISCHKA; COSTA MONDEGO, JORGE MAURICIO. Homeologous regulation of Frigida-like genes provides insights on reproductive development and somatic embryogenesis in the allotetraploid Coffea arabica. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, JUN 11 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.