Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação das curvas de permanência de quantidade e qualidade da água como subsídio para o gerenciamento dos recursos hídricos: um estudo de rios brasileiros em diferentes latitudes

Processo: 13/19465-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Davi Gasparini Fernandes Cunha
Beneficiário:Luis Otávio Do Amaral Marques
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade da água

Resumo

O gerenciamento adequado dos recursos hídricos é de importância irrevogável à medida que interfere diretamente no equilíbrio ecológico e nas diversas atividades humanas. O monitoramento e a análise de variáveis que indicam eutrofização artificial e poluição dos corpos de água são necessários para a garantia dos usos múltiplos. A Resolução CONAMA 357/2005 estabeleceu as classes de qualidade das águas com base nos seus usos preponderantes, além de valores e concentrações mínimos e/ou máximos admitidos em cada caso. O objetivo principal dessa pesquisa será buscar a integração entre curvas de permanência de qualidade e quantidade da água, construídas por meio de dados secundários de rios brasileiros situados em diferentes latitudes (nos seguintes estados: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Amazonas). Para isso, serão utilizados os conceitos de vazão e carga específicas, aplicados aos dados obtidos de diversas fontes, entre elas IAP (Instituto Ambiental do Paraná), CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As variáveis escolhidas para análise foram fósforo e nitrogênio totais, coliformes, sólidos suspensos totais e vazão. Esta última será aliada na análise das cargas dos anteriores, visto que, embora o estudo dessas variáveis em termos de concentração seja útil para a comparação com padrões de qualidade, o estudo das cargas possibilita uma análise mais completa em relação ao aproveitamento e à classificação das águas. Espera-se que essa nova abordagem, que busca a integração dessas curvas, ofereça subsídios ao gerenciamento integrado dos recursos hídricos e permita a proposição de eventuais complementações e aperfeiçoamentos à Resolução CONAMA 357/2005.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIS OTÁVIO DO AMARAL MARQUES; DENISE TAFFARELLO; MARIA DO CARMO CALIJURI; EDUARDO MARIO MENDIONDO; MURILO DE SOUZA FERREIRA; DAVI GASPARINI FERNANDES CUNHA. Phosphorus and thermotolerant coliforms’ loads in Brazilian watersheds with limited data: considerations on the integrated analysis of water quality and quantity. RBRH, v. 24, p. -, 2019.
DO AMARAL MARQUES, LUIS OTIVIO; TAFFARELLO, DENISE; CALIJURI, MARIA DO CARMO; MENDIONDO, EDUARDO MARIO; FERREIRA, MURILO DE SOUZA; FERNANDES CUNHA, DAVI GASPARINI. Phosphorus and thermotolerant coliforms' loads in Brazilian watersheds with limited data: considerations on the integrated analysis of water quality and quantity. RBRH-REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HIDRICOS, v. 24, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.