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O teatro como elemento de descoberta das identidades e de mediação de conflitos

Processo: 13/20611-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
Beneficiário:Vagner Lopes Roman Junior
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52002-9 - Rappers, os novos mensageiros urbanos na periferia de São Paulo: a contestação estético-musical que emancipa e educa, AP.PP
Assunto(s):Identidade cultural   Rap   Funk

Resumo

A incompatibilidade do Rap e do Funk com a padronização estética das formas artísticas difundidas pelos meios de comunicação e pelas instituições de ensino, desde o início do século XX até os dias atuais, colocou essas expressões artísticas no campo periférico do fazer artístico reconhecido, apesar da apropriação deformadora que a indústria cultural fez desses gêneros. A busca pela compreensão dos elementos de concepção e estruturação dos gêneros, a partir da ancestralidade africana presente no contexto político do Rap, assim como das tradições e origens negras do movimento Rap-Funk, que norteiam esse trabalho, pode trazer dificuldades de compreensão, bem como gerar conflitos, principalmente entre os jovens da periferia, que ao mesmo tempo em que buscam espaço para a expressão de suas subjetividades, não conseguem escapar totalmente da influência dos valores propagados pela indústria cultural. E ninguém, nem mesmo o próprio jovem, tem a oportunidade de refletir sobre a situação que gerou o conflito no qual ele está inserido e sobre quais as possíveis soluções para esse conflito. Faltam condições adequadas para que essa reflexão seja feita de forma saudável e construtiva. Nesse aspecto o teatro se apresenta como um espaço ideal de reflexão e construção de uma nova perspectiva para esses jovens. A experiência do fazer teatral tem se revelado um dos instrumentos mais eficazes no processo educativo de um indivíduo. Ela promove um autoconhecimento profundo, um conhecimento do outro e das relações estabelecidas pelos indivíduos dentro de um grupo, além de ser um instrumento importante de análise e reflexão da sociedade, promovendo não só um pensamento sobre ela, como também ações de transformação concreta. Por tudo isso, o teatro se apresenta como um tipo de atividade de extrema importância e, podemos dizer, até fundamental para a boa formação das pessoas. (AU)

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