Busca avançada
Ano de início
Entree

Eletrodos quimicamente modificados com filmes finos de complexos metálicos: estudo eletroquímico e avaliação sensorial

Processo: 13/22087-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 06 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 05 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carlos José Leopoldo Constantino
Beneficiário:Cibely da Silva Martin Sonvesso
Supervisor no Exterior: Christopher Michael Ashton Brett
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Coimbra (UC), Portugal  
Vinculado à bolsa:12/25140-7 - Filmes finos de complexos metálicos: efeito da arquitetura supramolecular na aplicação de eletrodos modificados como sensores para catecolaminas, BP.DR
Assunto(s):Catecolaminas   Sensores químicos   Filmes finos   Compostos de coordenação

Resumo

Eletrodos quimicamente modificados têm sido de grande interesse para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos devido ao aumento da sensibilidade e seletividade quando comparados com eletrodos não modificados. Dessa forma, a compreensão das reações químicas e eletroquímicas que ocorrem na interface eletrodo modificado/solução são de grande importância, uma vez que proporciona informações que auxiliam no desenvolvimento de eletrodos modificados mais sensíveis e seletivos. O objetivo principal deste projeto é avaliar e compreender os mecanismos e reações que ocorrem na interface eletrodos modificados com complexos metálicos frente aos analitos de interesse, tais como catecolaminas (objeto de estudo do doutorado no Brasil). Diferentes técnicas eletroquímicas serão utilizadas para os estudos de interface e aplicação sensorial dos eletrodos modificados/analitos. Os estudos por voltametria cíclica permitirão analisar as possíveis mudanças estruturais e/ou redox dos filmes presentes na superfície condutora, antes, durante e após as medidas dos analitos. Complementarmente, as análises por espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS) serão utilizadas para avaliar as possíveis mudanças na interface (transferência eletrônica) eletrodo modificado/solução na ausência e na presença do analito. De forma complementar aos estudos, a técnica de microbalança eletroquímica de cristal de quartzo (EQCM) será utilizada não somente para determinar a quantidade de massa adsorvida e/ou perdida durante a determinação dos analitos, mas também poderá ser utilizada para acompanhar o crescimento dos filmes dos complexos metálicos. As técnicas EIS e EQCM a serem utilizadas no estágio em Coimbra são complementares aquelas que a doutoranda vem aplicando no Brasil. Assim, pretende-se com este projeto ampliar a formação da doutoranda e contribuir para a área de estudos eletroquímicos de interface e sensorial de eletrodos modificados com filmes finos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTIN, CIBELY S.; GOUVEIA-CARIDADE, CARLA; CRESPILHO, FRANK N.; CONSTANTINO, CARLOS J. L.; BRETT, CHRISTOPHER M. A. Iron Phthalocyanine Electrodeposited Films: Characterization and Influence on Dopamine Oxidation. Journal of Physical Chemistry C, v. 120, n. 29, p. 15698-15706, JUL 28 2016. Citações Web of Science: 6.
MARTIN, CIBELY S.; GOUVEIA-CARIDADE, CARLA; CRESPILHO, FRANK N.; CONSTANTINO, CARLOS J. L.; BRETT, CHRISTOPHER M. A. Nickel-N,N'-bis(salicylidene)-1,3-propanediamine (Ni-Salpn) film-modified electrodes. Influence of electrodeposition conditions and of electrode material on electrochemical behaviour in aqueous solution. Electrochimica Acta, v. 178, p. 80-91, OCT 1 2015. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.