Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de proteínas de flagelo de Trypanosoma Cruzi na resposta a adesão à matriz extracelular e ao citoesqueleto da célula hospedeira

Processo: 13/16002-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Bioquímica de Microorganismos
Pesquisador responsável:Maria Julia Manso Alves
Beneficiário:Eliciane Cevolani Mattos
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matriz extracelular   Sinalização   Proteoma   Trypanosoma cruzi

Resumo

Apesar do grande avanço no entendimento do processo de infecção durante os mais de 100 anos após a descoberta da doença de Chagas, o conhecimento sobre os mecanismos desencadeados no parasita durante sua adesão a células do hospedeiro ainda é escasso. Glicoproteínas da superfamília gp85/trans-sialidase (TS) foram identificadas como um dos principais elementos envolvidos na infecção. Está bem estabelecido o papel de moléculas dessa família como ligantes de elementos da matriz extracelular (ECM) da célula hospedeira, evento crucial para modulação da adesão e invasão do parasita. Neste evento, mostramos que proteínas do flagelo, como paraflagellar rod protein e tubulina do parasita sofrem modificações em seus níveis de fosforilação. Uma vez que ao flagelo está sendo atribuído, além da motilidade dos organismos, um papel importante na captação e transmissão de sinais extracelulares, propomos ampliar o estudo da resposta do flagelo a eventos de adesão de T. cruzi a ECM e citoqueratina 18, elemento do citoesqueleto de células epiteliais. Para tanto, propõem-se neste projeto: 1. Identificar as proteínas do flagelo de diferentes formas de vida de T. cruzi, na busca de possíveis alvos relacionados à capacidade infectiva das formas tripomastigotas em relação às dos epimastigotas, não infectivas; 2. Identificar e quantificar as proteínas flagelares modificadas durante a interação com ECM e citoqueratina 18. Espera-se com este projeto entender a atuação do flagelo nos eventos de invasão a célula hospedeira e sua contribuição para a infecção.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATTOS, ELICIANE C.; CANUTO, GISELE; MANCHOLA, NUBIA C.; MAGALHAES, RUBENS D. M.; CROZIER, THOMAS W. M.; LAMONT, DOUGLAS J.; TAVARES, MARINA F. M.; COLLI, WALTER; FERGUSON, MICHAEL A. J.; ALVES, MARIA JULIA M. Reprogramming of Trypanosoma cruzi metabolism triggered by parasite interaction with the host cell extracellular matrix. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 13, n. 2 FEB 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.