Busca avançada
Ano de início
Entree

Repercussões da obesidade materna e/ou pós-natal sobre as células de sertoli e a expressão de fatores parácrinos intra-testiculares

Processo: 13/18011-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Histologia
Pesquisador responsável:Rejane Maira Góes
Beneficiário:Vanessa Reame
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade   Reprodução   Células de Sertoli   Testículo

Resumo

A obesidade está associada a vários prejuízos para a saúde, mas os efeitos sobre o sistema genital e reprodução masculina ainda são pouco compreendidos. Um estudo recém concluído em nosso laboratório comparou os efeitos da obesidade/consumo de lipídeos saturados em diferentes fases do desenvolvimento de ratos sobre a produção espermática na idade adulta. Os dados indicaram que o prejuízo para produção espermática é mais grave quanto maior o grau de comprometimento metabólico secundário à obesidade e quanto menor a síntese de testosterona. Interessantemente, além disso, constatamos que obesidade materna e o excesso de lipídeos saturados na gestação são tão prejudiciais para a eficiência espermática na idade adulta quanto à exposição ao ambiente obesogênico por períodos prolongados, em fases posteriores do desenvolvimento. Em continuidade a esse estudo e visando obter subsídios que nos permitam esclarecer os mecanismos intra-testiculares que levaram ao comprometimento da produção espermática, pretendemos investigar se os diferentes períodos de exposição ao ambiente obesogênico (AO) resultaram em alterações morfológicas e funcionais nas células de Sertoli e modificaram permanentemente o ambiente parácrino intra-testicular. Assim, esse estudo pretende investigar se a obesidade materna associada ou não ao ambiente obesogênico após o desmame, afeta a estrutura e função das células de Sertoli de ratos adultos e a expressão de fatores parácrinos intra-testiculares envolvidos com a regulação testicular e resposta inflamatória. Serão utilizados ratos Wistar adultos expostos à obesidade materna apenas na gestação, na lactação e na vida perinatal (gestação e lactação) ou sujeitos ao AO desde a lactação até a idade adulta ou desde a gestação até a idade adulta. A obesidade materna ou o ambiente obesogênico serão induzidos segundo modelo estabelecido na literatura, pelo consumo de dieta com 20% de lipídeos saturados, por 15 semanas, enquanto a ração padrão utilizada para o grupo controle tem 4% de lipídeos. Os efeitos serão avaliados a partir de análises, em microscopia de luz, das alterações morfológicas e quantitativas das células de Sertoli e de alguns marcadores de maturação funcional, por imunocitoquímica. Sua capacidade secretora será avaliada indiretamente pela análise da expressão de transferrina, por Western blotting, que também será usada para exame dos componentes das junções. Com o uso de ensaios multiplex será examinada a expressão das interleucinas IL-1±, IL-1², IL-6, dos fatores de crescimento TNF±, FGF-2, TGF²3 e IGF-1 e da leptina, em extratos brutos de testículo. Espera-se que a presente investigação traga elementos inéditos para a compreensão dos mecanismos envolvidos no comprometimento da produção espermática causado pela obesidade materna ou pós-natal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO-FOCHI, MARIA ETELVINA; PYTLOWANCIV, ELOISA ZANIN; REAME, VANESSA; RAFACHO, ALEX; RIBEIRO, DANIELE LISBOA; TABOGA, SEBASTIAO ROBERTO; GOES, REJANE MAIRA. A high-fat diet fed during different periods of life impairs steroidogenesis of rat Leydig cells. Reproduction, v. 152, n. 6, p. 795-808, DEC 2016. Citações Web of Science: 3.
PYTLOWANCIV, ELOISA ZANIN; PINTO-FOCHI, MARIA ETELVINA; REAME, VANESSA; GOBBO, MARINA GUIMARAES; RIBEIRO, DANIELE LISBOA; TABOGA, SEBASTIAO ROBERTO; GOES, REJANE MAIRA. Differential ontogenetic exposure to obesogenic environment induces hyperproliferative status and nuclear receptors imbalance in the rat prostate at adulthood. PROSTATE, v. 76, n. 7, p. 662-678, MAY 15 2016. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.