Busca avançada
Ano de início
Entree

Nucleotídeos e ácido glutâmico em dietas de leitões desmamados

Processo: 13/18619-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Dirlei Antonio Berto
Beneficiário:Luan Sousa dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Suinocultura   Aditivos   Glutamatos   Suínos

Resumo

O trabalho será realizado com o objetivo avaliar os efeitos da adição de nucleotídeos e de ácido glutâmico em dietas de leitões desmamados sobre o desempenho, perfil lipídico sanguíneo e turnover do carbono-13 no intestino delgado. Serão realizados dois experimentos totalizando 171 leitões desmamados com idade média de 21 dias. No primeiro experimento os animais serão distribuídos em delineamento de blocos ao acaso em arranjo fatorial dos tratamentos 2 x 2 (dois níveis de nucleotídeos: 0,0 e 0,1% e dois níveis de glutamato: 0,0 e 1,0% nas dietas) com sete repetições e três leitões por unidade experimental, totalizando 84 animais. O desempenho será avaliado durante o período dos 21 aos 63 dias de idade e as colheitas de sangue para análise do perfil lipídico serão realizadas no início e no final do período experimental. No segundo experimento, com delineamento de blocos ao acaso em arranjo fatorial dos tratamentos 2 x 2 (dois níveis de nucleotídeos: 0,0 e 0,1% e dois níveis de glutamato: 0,0 e 1,0% nas dietas), será realizado estudo do turnover do carbono-13 no intestino delgado. Nos dias 3, 5, 8, 12, 20, 32 e 49 após o desmame, serão abatidos três leitões por tratamento e no dia do desmame (dia zero) serão abatidos três leitões, totalizando 87 animais. As amostras da mucosa e da parede intestinal do duodeno e do jejuno serão colhidas e analisadas em espectrômetro de massas de razões isotópicas (Delta V Advantage Isotope Ratio MS, Thermo Scientific, Alemanha). Os resultados de desempenho e perfil lipídico serão submetidos à análise de variância utilizando o pacote estatístico SAS, e os dados isotópicos do intestino serão analisadas pelo método de equações exponenciais de primeira ordem do software Minitab® 16.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, L. S.; MIASSI, G. M.; TSE, M. L. P.; GOMES, L. M.; BERTO, P. N.; DENADAI, J. C.; CALDARA, F. R.; DALTO, D. B.; BERTO, D. A. Growth performance and intestinal replacement time of C-13 in newly weaned piglets supplemented with nucleotides or glutamic acid. LIVESTOCK SCIENCE, v. 227, p. 160-165, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Luan Sousa dos. Nucleotídeos e ácido glutâmico em dietas de leitões desmamados. 2015. 44 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Campus de Botucatu).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.