Busca avançada
Ano de início
Entree

Heterogeneidade do tecido adiposo na caquexia: perfil lipídico dos depósitos subcutâneo e visceral em pacientes com câncer

Processo: 13/17178-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Metabolismo e Bioenergética
Pesquisador responsável:Marilia Cerqueira Leite Seelaender
Beneficiário:Daniela Mendes dos Reis Riccardi
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50079-0 - Inflamação sistêmica em pacientes com caquexia associada ao câncer: mecanismos e estratégias terapêuticas, uma abordagem em medicina translacional, AP.TEM
Assunto(s):Caquexia   Tecido adiposo   Ácidos graxos   Neoplasias

Resumo

A caquexia é definida como uma síndrome multifatorial, na qual há perda contínua de massa muscular e massa gorda, que não pode ser totalmente revertida pela terapia nutricional convencional, conduzindo ao comprometimento funcional progressivo do organismo. Cerca de 80% dos pacientes com câncer avançado são atingidos pela síndrome, que constitui causa direta de morte em 22 a 40% dos casos. A etiologia da caquexia é entretanto complexa, e não há até o presente momento, consenso sobre os fatores que deflagram e mantêm o quadro. Um possível contribuinte é o tecido adiposo branco (TAB) que sofre diversas alterações, como por exemplo, reorganização morfológica e aumento da lipólise, liberando assim ácidos graxos livres. Tem sido demonstrado que o tipo de ácido graxo livres determina diferentes efeitos na promoção da inflamação. O objetivo do presente trabalho é estabelecer se os ácidos graxos que são liberados pelos adipócitos na vigência da caquexia contribuem para inflamação local e consequentemente, a sistêmica em pacientes com câncer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS REIS RICCARDI, DANIELA MENDES; DAS NEVES, RODRIGO XAVIER; DE MATOS-NETO, EMIDIO MARQUES; CAMARGO, RODOLFO GONZALEZ; CAROLA CORREIA LIMA, JOANNA DARCK; RADLOFF, KATRIN; ALVES, MICHELE JOANA; FIGUEREDO COSTA, RAQUEL GALVAO; TOKESHI, FLAVIO; OTOCH, JOSE PINHATA; MAXIMIANO, LINDA FERREIRA; MARTINS DE ALCANTARA, PAULO SERGIO; COLQUHOUN, ALISON; LAVIANO, ALESSANDRO; SEELAENDER, MARILIA. Plasma Lipid Profile and Systemic Inflammation in Patients With Cancer Cachexia. FRONTIERS IN NUTRITION, v. 7, JAN 31 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.