Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da biodisponibilidade de elementos metálicos em produtos à base de cacau

Processo: 13/21962-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Solange Cadore
Beneficiário:Rafaella Regina Alves Peixoto
Supervisor no Exterior: Vicenta Ángela Devesa i Pérez
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos (IATA), Espanha  
Vinculado à bolsa:11/21023-3 - Determinação da composição inorgânica e da fração bioacessível de espécies metálicas em alimentos à base de cacau, BP.DD
Assunto(s):Biodisponibilidade   Cacau   Células CACO-2   Digestão

Resumo

A biodisponibilidade de elementos metálicos em alimentos à base de cacau será estudada usando métodos de digestão in vitro e células Caco-2. O modelo das células Caco-2 será usado para a simulação da barreira intestinal humana. Neste caso, as células serão cultivadas em insertos de membranas poliméricas (Transwell®) e a estimativa da biodisponibilidade será feita com a exposição das células a fração bioacessível obtida no método de digestão in vitro. Esta abordagem permitirá avaliar o transporte e a retenção dos elementos através da monocamada de células epiteliais. Também serão estudados os diferentes fatores que podem afetar a biodisponibilidade dos elementos, incluindo fatores físico-químicos do processo digestivo humano e os componentes da matriz. Os elementos nas frações bioacessível e biodisponível serão quantificados por espectrometria de absorção atômica com forno de grafite ou espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado. Uma análise prévia de diversos produtos de cacau será feita com o intuito de selecionar uma amostra com concentrações adequadas para serem utilizadas em estudos de biodisponibilidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEIXOTO, RAFAELLA R. A.; DEVESA, VICENTA; VELEZ, DINORAZ; LUISA CERVERA, M.; CADORE, SOLANGE. Study of the factors influencing the bioaccessibility of 10 elements from chocolate drink powder. Journal of Food Composition and Analysis, v. 48, p. 41-47, MAY 2016. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.