Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do plasma de baixa temperatura sobre biofilmes orais patogênicos e epitélio oral reconstituído in vitro

Processo: 13/21388-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 17 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 30 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Vergani
Beneficiário:Juliana Aparecida Delben
Supervisor: Simone Duarte
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa: New York University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/20699-6 - Eficiência e toxicidade do plasma de baixa temperatura sobre biofilmes patogênicos desenvolvidos em epitélio oral reconstituído in vitro, BP.PD
Assunto(s):Biofilmes   Citotoxicidade   Microbiologia oral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biofilme | citotoxicidade | plasma de baixa temperatura | Microbiologia oral

Resumo

Considerando a capacidade do plasma de baixa temperatura (PBT) de desorganizar a matriz do biofilme e romper a estrutura celular, essa ferramenta pode ser eficiente contra biofilmes orais. No entanto, é necessário que o PBT não cause dano ao tecido oral. Portanto, esse estudo irá avaliar (1) o efeito antimicrobiano do PBT sobre biofilmes simples e mistos de C. albicans, S. aureus sensível à meticilina (MSSA) e S. aureus resistente à meticilina (MRSA) bem como (2) a toxicidade do PBT sobre epitélio oral reconstituído in vitro não infectado e (3) epitélio oral reconstituído in vitro infectado pelos mesmos biofilmes simples e mistos. Suspensão celular de cada microorganismo será preparada para cultura dos biofilmes sobre discos de resina acrílica a 37°C por 48 horas. O biofilme será submetido ao tratamento com PBT a uma distância padronizada entre a ponta do plasma e o espécime. As amostras serão analisadas através de contagem de colônias viáveis, microscopia de varredura confocal a laser (MVCL) e microscopia eletrônica de varredura ambientada. As amostras de epitélio oral reconstituído in vitro não infectadas serão submetidas ao tratamento com PBT e analisadas através de histologia, análise de citotoxicidade e MVCL. Amostras adicionais do epitélio oral reconstituído in vitro serão infectadas com suspensões celulares de C. albicans, MSSA e MRSA para cultura de biofilmes simples e mistos a 37°C por 24 horas e submetidas ao tratamento com PBT. Essas amostras serão analisadas através de histologia, análise de citotoxicidade e MVCL. Os dados quantitativos serão avaliados por meio de testes estatísticos apropriados enquanto as imagens serão avaliadas através de métodos observacionais qualitativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DELBEN, JULIANA APARECIDA; ZAGO, CHAIENE EVELIN; TYHOVYCH, NATALIA; DUARTE, SIMONE; VERGANI, CARLOS EDUARDO. Effect of Atmospheric-Pressure Cold Plasma on Pathogenic Oral Biofilms and In Vitro Reconstituted Oral Epithelium. PLoS One, v. 11, n. 5, . (12/20699-6, 13/21388-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.