Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição espacial dos óbitos e internações por tuberculose e sua relação com indicadores sociais em Ribeirão Preto (SP)

Processo: 13/21085-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 02 de março de 2014
Vigência (Término): 01 de julho de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Ricardo Alexandre Arcêncio
Beneficiário:Mellina Yamamura Calori
Supervisor: Jackson Roehrig
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Cologne (UoC), Alemanha  
Vinculado à bolsa:11/22834-5 - Mortalidade, internações por tuberculose e a subnotificação de casos em Ribeirão Preto (SP), BP.DR
Assunto(s):Epidemiologia   Tuberculose   Iniquidade social   Mortalidade   Distribuição espacial   Hospitalização   Atenção à saúde   Qualidade da assistência à saúde   Ribeirão Preto (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Iniquidade social | internações | óbito | Tuberculose | Epidemiologia

Resumo

A internação e o óbito por tuberculose (TB) representam importantes indicadores da qualidade e resolubilidade dos sistemas de atenção à saúde. Eles expressam também aspectos das condições sociais de vida e a vulnerabilidade de determinados grupos. Desta forma, objetivou-se analisar a distribuição espacial das internações e da mortalidade por TB segundo os setores censitários do município de Ribeirão Preto - SP e sua relação com os indicadores sociais no período de 2006 a 2012. Trata-se de um estudo ecológico, cujos dados de mortalidade serão obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e de internação do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS). Utilizar-se-á como unidade de análise os setores censitários definidos pelo Censo Demográfico de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para analisar a distribuição espacial dos óbitos e internações por TB com relação aos indicadores sociais, utilizar-se-á a regressão linear múltipla com investigação de dependência espacial dos resíduos por meio da aplicação do teste global de I de Moran. Para tal serão utilizados os software ArcGIS 10.1, OpenGeoDa e R. Os sistemas de saúde uma vez instrumentalizados por estes estudos poderão contribuir para redução das diferenças de exposição e vulnerabilidade à TB especificamente no município de Ribeirão Preto, não somente pela melhoria do acesso aos cuidados de saúde, mas também pela introdução de dispositivos que favoreçam ações intersetoriais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)