Bolsa 13/21190-2 - Materiais nanoestruturados, Grafenos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento por CVD de camadas de grafeno/h-BN, caracterização estrutural e estudo da interação das camadas com a água

Processo: 13/21190-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 27 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Juan Alfredo Guevara Carrió
Beneficiário:Juan Alfredo Guevara Carrió
Pesquisador Anfitrião: Antonio Helio de Castro Neto
Instituição Sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: National University of Singapore (NUS), Cingapura  
Vinculado ao auxílio:12/50259-8 - Grafeno: fotônica e opto-eletrônica: colaboração UPM-NUS, AP.SPEC
Assunto(s):Materiais nanoestruturados   Grafenos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crescimento por CVD | Dispositivos Nanoestruturados | Grafeno | h-BN | membranas e nanoporos | Nanomateriais | Nanomateriais e dispositivos nanoestruturados

Resumo

Recentemente, a interação de grafeno com água, soluções iônicas e gases entrou em foco. Trabalhos da literatura argumentam sobre a fluidez anormalmente rápida da água sobre superfícies de grafíticas, assim como da alta seletividade do fluxo de íons em solução aquosa e de gases através de defeitos em membranas de óxido de grafeno e de grafeno. Esses temas deram lugar a pesquisas sobre aplicação grafeno na dessalinização da água, sobre sequenciamento de uma única molécula DNA, a separação de gases, etc. Os problemas relacionados com a propriedade hidrofóbica do grafeno e a "transparência" com relação à água do grafeno, são fortemente debatidos na literatura atual. Neste projeto pretendemos investigar sistematicamente a interação grafeno - água através de medidas de ângulo de contato, microscopia de força atômica (AFM), espectroscopia Raman, microscopia óptica e FTIR. Serão comparadas as propriedades do grafeno aos dos materiais 2D estruturados de forma similar óxido de grafeno e nitreto de boro hexagonal (BN). A modulação da molhabilidade e da transparência de molhabilidade será investigada no caso das heteroestructuras grafeno / hBN. No Centro de Pesquisas em Grafeno da NUS será o trabalho será realizado em conjunto com o Grupo Nano/Bio que tem uma vasta expertise nessas medições e foi pioneiro na investigação sobre o transporte de íons e DNA através de nanoporos em membranas de grafeno. O conhecimento combinado será aplicado na investigação sobre detecção de uma única molécula ("biosensing") e filtragem de água. A primeira etapa do projeto será o desenvolvimento e implementação dos métodos de fabricação de filmes de BN de grande área, assim como como filmes de grafeno / hBN com interface pristina entre as duas camadas. A aplicação imediata deste trabalho será no projeto de sensores nanoporos para caracterização individual de moléculas e sequenciamento de DNA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HONG, SEUNGHYUN; CONSTANS, CHARLOTTE; MARTINS, MARCOS VINICIUS SURMANI; SEOW, YONG CHIN; GUEVARA CARRIO, JUAN ALFREDO; GARAJ, SLAVEN. Scalable Graphene-Based Membranes for Ionic Sieving with Ultrahigh Charge Selectivity. Nano Letters, v. 17, n. 2, p. 728-732, . (13/21190-2)