Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospecção de sideróforos marinhos com vistas à terapia de quelação de sobrecarga de ferro

Processo: 13/13166-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de julho de 2014
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Breno Pannia Espósito
Beneficiário:Breno Pannia Espósito
Anfitrião: Robert John Capon
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Queensland, St Lucia (UQ), Austrália  
Assunto(s):Quelantes   Ferro

Resumo

A sobrecarga de ferro pode induzir uma grande variedade de danos a tecidos, principalmente pelo estabelecimento de reservatórios de ferro lábil plasmático (LPI), que incluem as formas redox-ativas desse metal no organismo. Ligantes ideais para a terapia de quelação de ferro devem ser capazes de penetrar nos tecidos onde o metal está acumulado, coordená-lo em formas estáveis e redox-inativas, removê-lo das células e transferi-lo na corrente circulatória para a transferrina ou outros sideróforos. Neste projeto, objetiva-se a prospecção de novos quelantes de ferro de origem marinha, aliando-se as experiências em bioprospecção do pesquisador estrangeiro com as de quelação de ferro em situação de sobrecarga do proponente, como forma de contribuir com as investigações de novos quelantes para a terapia de sobrecarga de ferro. Ainda, com este estágio, o proponente pretende se capacitar no uso de técnicas cromatográficas para a identificação e obtenção de produtos ativos naturais, com o objetivo de buscar novos quelantes para ferro em organismos (especialmente marinhos) brasileiros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KALANSURIYA, PABASARA; QUEZADA, MICHELLE; ESPOSITO, BRENO P.; CAPON, ROBERT J. Talarazines A-E: Noncytotoxic Iron(III) Chelators from an Australian Mud Dauber Wasp-Associated Fungus, Talaromyces sp (CMB-W045). Journal of Natural Products, v. 80, n. 3, SI, p. 609-615, MAR 2017. Citações Web of Science: 3.
SHANG, ZHUO; LI, LI; ESPOSITO, BRENO P.; SALIM, ANGELA A.; KHALIL, ZEINAB G.; QUEZADA, MICHELLE; BERNHARDT, PAUL V.; CAPON, ROBERT J. New PKS-NRPS tetramic acids and pyridinone from an Australian marine-derived fungus, Chaunopycnis sp.. ORGANIC & BIOMOLECULAR CHEMISTRY, v. 13, n. 28, p. 7795-7802, 2015. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.