Resumo
A primeira fase do Projeto de Iniciação Científica (Setembro de 2012 até Agosto de 2013) consistiu na avaliação do comportamento dos aços ao boro DIN 22MnB5 e DIN 27MnCrB5 em processos de conformação por estampagem a quente, a morno, a frio seguido de têmpera e aus stamping, em função da temperatura de aquecimento e da taxa de resfriamento empregadas. Tais processos são muito vantajosos para diversos ramos industriais devido à melhoria de propriedades mecânicas, redução de custos e quantidade de matéria prima. Na indústria automobilística, tais processos proporcionam redução de peso, aumento da energia absorvida em eventuais impactos, diminuição do consumo de combustível e aumento da segurança. Atualmente, ainda há poucos estudos sobre a estampagem a morno, especialmente de aços ao boro. O aumento da tenacidade do material a ser estampado foi o primeiro objetivo traçado. Análises metalográficas realizadas na primeira etapa foram muito importantes para confirmar o ganho de propriedades mecânicas obtido, principalmente por causa da transformação da microestrutura original ferrita-perlita para martensita ao final do processo. As atividades foram realizadas no Laboratório de Conformação Mecânica da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O principal objetivo da pesquisa que será realizada no exterior é estudar a estampagem a quente de aços de alta resistência, no Laboratório de Engenharia de Precisão e Manufatura, Departamento de Engenharia Industrial, Universidade de Pádua, Itália, com um programa de Estágio de Pesquisa no Exterior financiado pela FAPESP. A Professora Stefania Bruschi será a orientadora estrangeira. Ela está propondo para esta pesquisa um projeto industrial que está em andamento em colaboração com uma empresa do setor automotivo. Testes Nakajima serão realizados em diferentes temperaturas e taxas de deformação, a fim de determinar os limites da estampagem a quente. A chapa de aço utilizada será de Usibor 1500, fornecida com espessura menor que a convencional, com o objetivo de avaliar a resposta da chapa com a redução de espessura. Esta pesquisa contribuirá para aprimoramento de habilidades e conhecimentos do aluno na segunda fase de seu projeto de Iniciação Científica (Setembro de 2013 até Agosto de 2014), assim como em sua primeira experiência no exterior. (AU)
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