Bolsa 13/21673-3 - Jornalismo, Imagem (artes) - BV FAPESP
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Políticas da imagem no jornalismo visual: estudo da prática, ensino e pesquisa em jornalismo visual na Espanha: em busca de uma política da imagem para imagem na política

Processo: 13/21673-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:Luciano Guimarães
Beneficiário:Luciano Guimarães
Pesquisador Anfitrião: Francisco Sierra Caballero
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Sevilla (US), Espanha  
Assunto(s):Jornalismo   Imagem (artes)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:design de notícias | Imagem | imagem na política | jornalismo espanhol | jornalismo visual | políticas da imagem | Jornalismo Visual

Resumo

A pesquisa "POLÍTICAS DA IMAGEM NO JORNALISMO VISUAL: Estudo da Prática, Ensino e Pesquisa em Jornalismo Visual na Espanha - em busca de uma política da imagem para imagem na política" pretende investigar as três dimensões que determinam o estado do jornalismo visual hoje a partir das experiências na Espanha, origem dos principais articuladores de um campo específico para a atuação em jornalismo visual como Mário García, José Manuel De Pablos, Alberto Cairo, José Luis Valero Sancho, dos dois principais escritórios de design e redesign de periódicos do mundo (Cases i Associats e García Media), e sede do principal prêmio de infografia em periódicos, o Malofiej, que já realizou 20 edições anuais. No contexto da cultura da imagem, da crise da visibilidade, da saturação das imagens e da economia dos sinais levada a cabo pela sociedade midiatizada atual, esta pesquisa pretende trazer uma significativa contribuição para a minha busca na elaboração, organização e descrição da base epistemológica de sustentação do Jornalismo Visual dentro do campo da Comunicação, a partir do interesse central na investigação das estratégias de produção discursiva com ênfase no produto jornalístico de forte apelo visual. Como uma das prerrogativas da abordagem é a de empreender uma forte busca pelo entendimento da dimensão política da imagem para ir além do atual estágio de amadurecimento técnico e de linguagem do jornalismo visual, o presente estudo recorta a cobertura dos noticiários políticos para aprofundar questões que envolvem a ética profissional, evidenciando intenções, estratégias e/ou falhas na prática ou no ensino do jornalismo visual. (AU)

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