Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação dos processos de transferência de carga no estado excitado e à agregação de sistemas mono e binucleares

Processo: 13/23943-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 03 de março de 2014
Vigência (Término): 02 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Rose Maria Carlos
Beneficiário:Edjane Rocha dos Santos
Supervisor no Exterior: José Manuel Gaspar Martinho
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Instituto Superior Técnico (IST), Portugal  
Vinculado à bolsa:11/10882-5 - Desenvolvimento de sistemas binucleares artificiais que mimetizam o processo de transferência de elétrons natural presente no fotossistemaII (PSII), BP.PD
Assunto(s):Fotoquímica inorgânica   Manganês   Fotossíntese

Resumo

Este projeto tem como interesse o desenvolvimento de complexos binucleares Ru-Mn luminescentes, estáveis a reações térmicas e fotoquímicas para atuarem como mimetizadores da etapa química da fotossíntese natural. Para isso sintetizamos o complexo [(phen)2Ru-(phen)perileno(phen)-Mn(CO)3Br] onde, phen= 1,10-fenantrolina. O complexo preparado apresenta luminescência intensa no visível, é estável tanto térmica como fotoquimicamente e participa de reações de transferência de elétrons intermoleculares fotoinduzidas. Apesar dos resultados promissores obtidos até o momento, os compostos preparados apresentam baixa solubilidade em meio aquoso. Estudos espectroscópicos também indicam a formação de agregados moleculares. Estes resultados dificultam a caracterização dos complexos e suas propriedades espectroscópicas e eletroquímicas. Por outro lado, a formação de agregados moleculares do tipo J são de interesse para aplicação tecnológica em particular em fotossíntese artificial. Portanto, investigar o tipo de agregação nos nossos complexos e a elucidação das condições experimentais para formação destes agregados é de interesse tanto acadêmico quanto tecnológico. Por este motivo estamos solicitando a concessão de bolsa estágio de pesquisa no exterior (BEPE) para realizarmos estagio de Pós-doutorado no laboratório do Professor José Manuel Gaspar Martinho do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa (UTL), Lisboa/Portugal pelo período de seis meses para a investigação da agregação molecular e sua influência nas propriedades fotofísicas dos complexos preparados neste projeto. O professor José Manuel Gaspar Martinho é especialista em fotoquímica e especificamente em transferência de energia radiativa e não radiativa e formação de agregados moleculares, nomeadamente estudos estáticos e dinâmicos de dímeros no estado excitado (excímeros). Seu laboratório conta com as técnicas experimentais de absorção UV-vis, fluorescência no estado estacionário e resolvida no tempo (ordem de ps), anisotropia de fluorescência e espectroscopia de correlação de fluorescência (FCS). Técnicas estas essenciais para a investigação da formação e mecanismo de reação de agregados moleculares. Estes estudos vêm de encontro com nosso interesse na avaliação e elucidação do mecanismo de agregação nos complexos binucleares que vem sendo desenvolvidos em nosso laboratório. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, EDJANE R.; PINA, JOAO; VENANCIO, TIAGO; SERPA, CARLOS; MARTINHO, JOSE M. G.; CARLOS, ROSE MARIA. Photoinduced Energy and Electron-Transfer Reactions by Polypyridine Ruthenium(II) Complexes Containing a Derivatized Perylene Diimide. Journal of Physical Chemistry C, v. 120, n. 40, p. 22831-22843, OCT 13 2016. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.