Busca avançada
Ano de início
Entree

Fenomenologia da saturação de glúons em colisões pa e AA no LHC

Processo: 13/23848-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Francisco de Oliveira Durães
Beneficiário:André Veiga Giannini
Supervisor no Exterior: Adrian Dumitru
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : City University of New York, New York (CUNY), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:12/17200-0 - Os efeitos da saturação de pártons em processos hadrônicos e de fotoprodução, BP.DR
Assunto(s):Física de hádrons   Grande Colisor de Hádrons   Colisão de partículas

Resumo

Nós planejamos estudar o mecanismo de produção de partículas em colisões próton-núcleo e núcleo-núcleo nas energias do LHC Utilizando o formalismo do Condensado de Vidro de Cor (Color Glass Condensate - CGC). Isto será feito calculando a distribuição de momento transversal e de rapidez de partículas produzidas nessas colisões considerando a solução numérica da equação de Balitsky-Kovchegov com correções na constante de acoplamento (running coupling Balitsky-Kovchegov - rcBK) e incluindo a dependência no parâmetro de impacto através dos modelos de dipolo que por sua vez estão relacionados com a densidade de gluons dentro de um próton ou núcleo. Nós também pretendemos estudar a influência das correções na constante de acoplamento e como elas modificam a simples fórmula da fatorização $k_{T}$ para a seção de choque de produção de gluons em espalhamentos hadrônicos e nucleares a altas energias que vem sendo usada para estudar os dados do RHIC. A inclusão dessas correções certamente será um avanço em cálculos baseados no CGC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DUMITRU, ADRIAN; GIANNINI, ANDRE V. Initial state angular asymmetries in high energy p plus A collisions: Spontaneous breaking of rotational symmetry by a color electric field and C-odd fluctuations. Nuclear Physics A, v. 933, p. 212-228, JAN 2015. Citações Web of Science: 33.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.