Busca avançada
Ano de início
Entree

Grupo focal com professores sobre uso de drogas pelos estudantes: pesquisa-ação e análise qualitativa

Processo: 13/22187-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Psiquiátrica
Pesquisador responsável:Margarita Antonia Villar Luis
Beneficiário:Jaqueline Queiroz de Macedo
Supervisor no Exterior: Nazilla Khanlou
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : York University, Canadá  
Vinculado à bolsa:12/21109-8 - Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar, BP.DR
Assunto(s):Professores   Adolescentes   Pesquisa-ação   Prevenção primária

Resumo

A intervenção nas escolas é um recurso especial de prevenção do uso de drogas entre crianças / adolescentes. No entanto, é necessária a participação da escola em espaços de discussão com os educadores para promover o seu envolvimento com o tema. A pesquisa do projeto de tese tem sido desenvolvida com base em uma abordagem qualitativa. A pesquisa-ação é utilizada como estratégia metodológica. O suporte teórico esta baseado no paradigma humanista. A coleta de dados foi realizada em três fases durante o ano de 2013: 1) observação participante; 2) Levantamento de universo temático, por meio de entrevistas em profundidade; 3) Intervenção com grupos focais. Os dados sobre os grupos focais ainda não foram trabalhados, e referem-se à intervenção que foi realizada na escola, com professores do ensino médio em Ribeirão Preto-SP, Brasil. Este projeto de pesquisa apresenta como objetivo: participar de um estágio de pesquisa no exterior, em um centro de excelência em saúde mental na York University, School of Nursing, Faculty of Health, em Toronto, Canadá; aprender estratégias de análise, interpretação e discussão dos dados do grupo focal com aplicação da metodologia qualitativa baseada na literatura sobre a promoção da saúde mental e da pesquisa-ação. O plano de trabalho pretende ser desenvolvido no período de janeiro a maio de 2014, sob a supervisão e experiência de professora Dr Nazilla Khanlou, que vem realizando estudos e pesquisas sobre saúde mental e com jovens e empregando metodologias qualitativas e pesquisa-ação participativa. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MACEDO, JAQUELINE QUEIROZ; KHANLOU, NAZILLA; VILLAR LUIS, MARGARITA ANTONIA. Use of Vignettes in Qualitative Research on Drug Use: Scoping Review and Case Example from Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF MENTAL HEALTH AND ADDICTION, v. 13, n. 5, p. 549-562, OCT 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.