Busca avançada
Ano de início
Entree

Inibição da atividade anammox específica por lixiviado

Processo: 13/24189-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 13 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 12 de maio de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Tiago Henrique Martins
Beneficiário:Túlio da Silva Siqueira
Supervisor no Exterior: Ramón J. Méndez Pampín
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade de Santiago de Compostela, Santiago (USC), Espanha  
Vinculado à bolsa:13/07474-8 - Enriquecimento de biomassa anammox em reator operado em bateladas sequenciais visando remoção de nitrogênio de lixiviado de aterro sanitário, BP.IC
Assunto(s):Lixiviação do solo   Tratamento do solo   Amônia

Resumo

Lixiviados de aterros apresentam muito pouca quantidade de matéria orgânica facilmente biodegradável e alta concentração de amônia. Tais características tornam desfavoráveis o uso de processos biológicos convencionais para a remoção de nitrogênio, porque necessitam de aeração intensiva para a nitrificação e a adição de grandes quantidades de doador de eletróns para a desnitrificação. Por estas razões, é necessário se investigar a aplicabilidade de novos processos para o tratamento de lixiviados do aterro. Atualmente, a oxidação anaeróbia da amônia (anammox) tem sido intensamente investigada. Este processo é favorecido se o efluente contém pequena quantidade de matéria orgânica facilmente biodegradável e uma elevada concentração de amônio. Portanto, lixiviados de aterros possuem características que os tornam passíveis de se aplicar o processo anammox. Por outro lado, como a sua composição varia de um local para outro, o lixiviado pode conter inibidores anammox, por isto, estudos de tratabilidade são necessários para se aplicar este processo. O principal objetivo deste estudo é avaliar o desempenho do processo de anammox no tratamento do lixiviado de um aterro estabilizado, que apresenta baixa quantidade de matéria orgânica. O estudo será realizado em frasco em batelada de 250 mL contendo 10 mL de biomassa anammox e 90 mL de lixiviado em diferentes diluições, sendo que as concentrações afluentes serão definidas em Santiago de Compostela, a fim de simular o chorume que está sendo estudado em São Carlos no Laboratório de Processos Biológicos (LPB). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DEL RIO, ANGELES VAL; DA SILVA, TULIO; MARTINS, TIAGO HENRIQUE; FORESTI, EUGENIO; CAMPOS, JOSE LUIS; MENDEZ, RAMON; MOSQUERA-CORRAL, ANUSKA. Partial Nitritation-Anammox Granules: Short-Term Inhibitory Effects of Seven Metals on Anammox Activity. WATER AIR AND SOIL POLLUTION, v. 228, n. 11 NOV 10 2017. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.