Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adição de nanopartículas de magnetita sobre o atrito e o desgaste em ensaios lubrificados que simulam o sistema anel-cilindro de motores do tipo flex-fuel

Processo: 13/19145-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Amilton Sinatora
Beneficiário:Andre Zuin
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atrito   Nanopartículas   Tribologia   Desgaste (tribologia)   Lubrificantes

Resumo

Neste projeto será estudado o comportamento do atrito e do desgaste em anéis e cilindros de motor e a possível influência da contaminação do óleo lubrificante com compostos derivados da combustão do etanol combustível (óleo usado). Além disso, será estudado o efeito da incorporação em diferentes concentrações de nanopartículas lipofílicas de magnetita como aditivo no óleo lubrificante e a sua possível influência no coeficiente de atrito e no desgaste no sistema anel-cilindro. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZUIN, ANDRE; COUSSEAU, TIAGO; SINATORA, AMILTON; TOMA, SERGIO HIROSHI; ARAKI, KOITI; TOMA, HENRIQUE EISI. Lipophilic magnetite nanoparticles coated with stearic acid: A potential agent for friction and wear reduction. TRIBOLOGY INTERNATIONAL, v. 112, p. 10-19, AUG 2017. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.