Busca avançada
Ano de início
Entree

Fotocromismo e luminescência de compostos a base de tungstênio e íons terras raras trivalentes via síntese hidrotérmica

Processo: 13/09656-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Ana Maria Pires
Beneficiário:Josiane Aparecida Sobrinho
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Terras raras   Química de materiais   Luminescência

Resumo

Sistemas de matrizes dopadas com elementos terras raras possuem diversas aplicações, que são devidas, principalmente, às propriedades espectroscópicas e magnéticas desses elementos. Os íons Eu(III) são amplamente conhecidos e utilizados por suas propriedades de sonda espectroscópica; íons Pr(III) possuem tempos de vida de estado excitado relativamente curtos, importante para muitas aplicações. Compostos à base de tungstênio, por sua vez, formam uma grande classe de materiais inorgânicos funcionais que exibem propriedades físicas interessantes. Esses materiais têm potencial aplicação no campo de materiais ópticos, catálise, entre outros, o que fazdeles alvo de diversos estudos e aplicações.Em virtude da elevada densidade dos íons W(VI), compostos à base desse íon podem ser cintiladores potenciais. Cintiladores são materiais capazes de absorver radiações de alta energia, denominadas radiações ionizantes, e convertê-las eficientemente em radiação na região do UV-Vis-IV, o que permite sua aplicação em física de alta energia, inspeção industrial, dosimetria, medicina nuclear e na detecção de radiação para diagnósticos médicos. Dentre os compostos de W(VI), destaca-se o óxi-hidróxido de tungstênio e íons lantanídeos, com fórmula geral LnW2O6(OH)3, sobre o qual encontram-se poucos relatos na literatura. A fase é facilmente sintetizada via método hidrotérmico, uma rota de síntese que ocorre a temperaturas bem inferiores se comparada a outros métodos e possibilita o controle de fase, tamanho e morfologia dos produtos pela simples manipulação da concentração e razão molar dos reagentes, pH e temperatura. Desta forma, o objetivo deste trabalho é avaliar as propriedades estruturais e espectroscópicas de óxi-hidróxidos de tungstênio e cátions trivalentes de elementos terras raras sintetizados por via hidrotérmica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOBRINHO, JOSIANE A.; MONTEIRO, JORGE H. K. S.; DAVOLOS, MARIAN R.; CEBIM, MARCO A.; PIRES, ANA M. Photoluminescence and Scintillation Modulation Upon UV/X-ray-Induced Photochromism in Europium Tungstate Phosphors. CHEMISTRYSELECT, v. 2, n. 12, p. 3538-3548, APR 24 2017. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOBRINHO, Josiane Aparecida. Fotocromismo e luminescência de compostos a base de tungstênio e íons terras raras trivalentes via síntese hidrotérmica. 2015. 147 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Química..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.