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(des)encontros em um lugar qualquer

Processo: 13/11945-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2014
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Beneficiário:Pamela Zacharias
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/12298-0 - (des)encontros em um lugar qualquer, BE.EP.DR
Assunto(s):Cinema   Gilles Deleuze

Resumo

Ao longo da história, as narrativas reproduzidas em obras de arte cumpriram um papel pedagógico fundamental de reconhecimento do espectador. Esse lugar da arte narrativa, no entanto, articula-se aos limites e possibilidades da cultura, das moralidades, da política, e cumpre papeis educacionais na constituição dos sujeitos; sujeitos que, geralmente, têm seu papel social intimamente associado a um modelo de ação. Assim também ocorre com narrativas cinematográficas, focadas em personagens centrais, que tendem a agir e a reagir às coisas que lhes acontecem. Esse tipo de narrativa pode ser rompido no cinema a partir de uma personagem menos comum, ou menos destacada dentro da história das narrativas: a personagem apontada pelo filósofo Gilles Deleuze em seu livro "A Imagem-Tempo", que discute o cinema que surge no período pós Segunda Guerra Mundial. Na análise desse tipo de cinema, Deleuze aponta a quebra da ação, da estrutura de causa e efeito e o surgimento de personagens que não têm seu destino traçado mais pelo movimento, pela busca. Surge o acaso, a deriva. A proposta desse projeto é estudar esse tipo de personagem, construindo pensamentos para o campo da educação a partir do adensamento dos conceitos criados nos estudos de Gilles Deleuze. O filósofo aponta caminhos, possibilidades de pensamento, que serão percorridos nessa tese, em um envolvimento com a potência dessas personagens, entendendo-as como linhas de fuga dos sistemas sensórios-motores que nos propõem um modelo, que, para além de narrativo, é também um modelo para a própria vida. Acompanhar essas personagens em sua deriva é encontrar brechas no sistema da ação, na re(ação),na mobiliz(ação), no fazer e no agir impulsionado, cobrado, pregado. É encontrar o pensamento na não-ação, na apreciação.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZACHARIAS, Pamela. (Des)encontros em um lugar qualquer. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação.

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