Bolsa 13/11945-6 - Cinema, Gilles Deleuze - BV FAPESP
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(Des)encontros em um lugar qualquer

Processo: 13/11945-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
Beneficiário:Pamela Zacharias
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/12298-0 - (des)encontros em um lugar qualquer, BE.EP.DR
Assunto(s):Cinema   Gilles Deleuze
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | Educação | Gilles Deleuze | cinema contemporâneo e educação

Resumo

Ao longo da história, as narrativas reproduzidas em obras de arte cumpriram um papel pedagógico fundamental de reconhecimento do espectador. Esse lugar da arte narrativa, no entanto, articula-se aos limites e possibilidades da cultura, das moralidades, da política, e cumpre papeis educacionais na constituição dos sujeitos; sujeitos que, geralmente, têm seu papel social intimamente associado a um modelo de ação. Assim também ocorre com narrativas cinematográficas, focadas em personagens centrais, que tendem a agir e a reagir às coisas que lhes acontecem. Esse tipo de narrativa pode ser rompido no cinema a partir de uma personagem menos comum, ou menos destacada dentro da história das narrativas: a personagem apontada pelo filósofo Gilles Deleuze em seu livro "A Imagem-Tempo", que discute o cinema que surge no período pós Segunda Guerra Mundial. Na análise desse tipo de cinema, Deleuze aponta a quebra da ação, da estrutura de causa e efeito e o surgimento de personagens que não têm seu destino traçado mais pelo movimento, pela busca. Surge o acaso, a deriva. A proposta desse projeto é estudar esse tipo de personagem, construindo pensamentos para o campo da educação a partir do adensamento dos conceitos criados nos estudos de Gilles Deleuze. O filósofo aponta caminhos, possibilidades de pensamento, que serão percorridos nessa tese, em um envolvimento com a potência dessas personagens, entendendo-as como linhas de fuga dos sistemas sensórios-motores que nos propõem um modelo, que, para além de narrativo, é também um modelo para a própria vida. Acompanhar essas personagens em sua deriva é encontrar brechas no sistema da ação, na re(ação),na mobiliz(ação), no fazer e no agir impulsionado, cobrado, pregado. É encontrar o pensamento na não-ação, na apreciação.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZACHARIAS, Pamela. (Des)encontros em um lugar qualquer. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.